Há muitos estudos que comprovam que uma das principais características das empresas bem sucedidas, no atual cenário instável, flexível e global do mercado, está na implantação de uma cultura empresarial de estímulo ao intraempreendedorismo. Entretanto, tornar os colaboradores motivados e proativos, a fim de obter maiores e melhores resultados, ainda é um grande desafio para as empresas preocupadas em manter-se no mercado competitivo. SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap. 4. São Paulo: Laureate, 2019. Uma das formas que a empresa pode utilizar para romper com o desafio descrito no texto e propiciar um ambiente facilitador ao intraempreendedorismo, é colocar em prática os Dez Mandamentos do Intraempreendedor desenvolvidos por Pinchot III (1985). Alguns desses mandamentos estão descritos nas alternativas a seguir. Analise-os.
I. Seja leal aos seus superiores e realista quanto a maneira de tratá-los.
II. Trabalhe de forma “clandestina” o máximo que puder, pois a publicidade aciona o mecanismo de imunidade da corporação.
III. Evite quaisquer conselhos que visem interromper seu sonho.
IV. Lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão.
V. Execute qualquer tarefa necessária a fazer seu projeto funcionar, a despeito de sua descrição de cargo.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e V.
I, II, III e VI.
II, IV e V.
III, IV e V.
I, II e III.
Respostas
As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
O intraempreendedorismo está relacionado como o desenvolvimento de novos processo produtos e serviços na própria organização em que o colaborador atua, em parte isso é bom, pois gera muito valor para a organização, porém, para a organização, é um perigo.
Tendo em vista que um funcionário desses pode muito bem abrir o seu próprio negócio, usando suas próprias habilidades.
O ambiente intraempreendedor, é algo bom, e que as organizações devem incentivar, pois estabelece um padrão de inovação constante dentro da empresa, podendo surgir a qualquer momento, boas ideias de produtos e serviços, ou inovações nos que já existem.
Resposta:
II, IV e V.
Explicação:
Os Dez Mandamentos do Intraempreendedor desenvolvidos por Pinchot III (1985) são: trabalhe de forma clandestina o máximo que puder, pois a publicidade aciona o mecanismo de imunidade da corporação; lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão; execute qualquer tarefa necessária a fazer seu projeto funcionar, a despeito de sua descrição de cargo; encontre pessoas para ajudá-lo, pois o intraempreendedorismo não é uma atividade solitária; vá para o trabalho a cada dia disposto a ser demitido; evite quaisquer ordens que visem interromper seu sonho; siga sua intuição a respeito das pessoas que escolher e, trabalhe somente com as melhores; nunca aposte em uma corrida, a menos que esteja correndo nela; seja leal às suas metas, mas realista quanto às maneiras para atingi-las; honre seus patrocinadores.
Correta II, IV e V.
Feedback da resposta: Resposta correta. Alguns do Dez Mandamentos do Intraempreendedor desenvolvidos por Pinchot III (1985) são trabalhe de forma clandestina o máximo que puder, pois a publicidade aciona o mecanismo de imunidade da corporação; lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão; execute qualquer tarefa necessária a fazer seu projeto funcionar, a despeito de sua descrição de cargo.