• Matéria: ENEM
  • Autor: pedropuchta5268
  • Perguntado 7 anos atrás

A Praça da Alegria apresentava um ar fúnebre. De um casebre miserável, de porta e janela, ouviam-se gemer os armadores enferrujados de uma rede e uma voz tísica e aflautada, de mulher, cantar em falsete a "gentil Carolina era bela"; do outro lado da praça, uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom muito arrastado e melancólico: "Fígado, rins e coração!’’ Era uma vendedeira de fatos de boi. As crianças nuas, com as perninhas tortas pelo costume de cavalgar as ilhargas maternas, as cabeças avermelhadas pelo sol, a pele crestada, os ventrezinhos amarelentos e crescidos, corriam e guinchavam, empinando papagaios de papel. Fonte: AZEVEDO, Aluísio. O Mulato, 11a ed., São Paulo: Editora Atica, 1992, Na descrição literária de uma cena da cidade de São Luís (MA) do século XIX, há predomínio de um dos procedimentos típicos da estética naturalista, que é a) o uso do humor para criticar problemas sociais, como ocorre na representação da alegria e dos costumes dos moradores. b) a caracterização idealizada de protagonistas femininas, como acontece na referência à personalidade e à aparência de Carolina. c) a incorporação de vozes socialmente marginalizadas, como ocorre com o foco narrativo ocupado pela voz tísica da mulher. d) o emprego de palavras e imagens que animalizam o humano, como acontece em referências aos personagens. e) a utilização de recursos expressivos da subjetividade, como o uso de exclamações na fala do narrador. pg. 15 (fragmento).

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
6

A alternativa correta é a d) o emprego de palavras e imagens que animalizam o humano, como acontece em referências aos personagens.

O contexto histórico naturalista é muito semelhante ao do Realismo justamente por serem movimentos literários que acontecem, praticamente, ao mesmo tempo.

Foi um movimento literário principalmente desorganizado que procurou retratar a realidade cotidiana, em oposição a movimentos como o romantismo ou Surrealismo.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares