Em uma população de plantas, podemos encontrar flores em 7 tonalidades de cores, indo do azul bem escuro até o branco. Podemos observar que as flores mais raras são as que são azul bem escuro e as brancas. Já as mais comuns são as que são de uma tonalidade de azul média entre os dois extremos encontrados. Esse é um caso de interação gênica. Que tipo de interação gênica está ocorrendo no processo de determinação da cor das flores? E quantos alelos estão envolvidos? Escolha uma: a. Epistasia quantitativa. 8 alelos. b. Herança quantitativa. 7 alelos. c. Herança poligênica. 6 alelos. d. Epistasia recessiva. 7 alelos. e. Epistasia dominante. 6 alelos.
Respostas
Resposta:
RESPOSTA CORRETA > Herança poligênica. 6 alelos.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Ao se considerar sobre casos de interação gênica, a alternativa correta é a presente na LETRA C.
Principais detalhes sobre Herança Poligênica
A Interação Gênica consiste, de forma geral, em uma herança que conta com a expressão do fenótipo de determinada característica condicionada pela presença de 02 ou mais pares de genes com segregação do tipo independente.
Com a sua realização, ocorre um efeito diferente do realizado pelos genes de forma individual. Podem ser do tipo epistáticas e não - epistáticas, sendo que no primeiro caso existem enzimas que catalizam etapas de uma mesma via metabólica.
Sobre as interações gênicas não-epistáticas, os genes produzem enzimas que atuam em vias metabólicas diferentes com a interação ocorrendo entre dois ou mais locus gênicos entre si.
Um dos tipos específicos, a herança poligênica tem alguns aspectos importantes como:
- Ocorre quando vários pares de genes tem interação com um adicionando determinado efeito em outro;
- Faz com que, para uma mesma característica, existam diferentes tipos de fenótipos e genótipos;
- Possui um aumento de sua variação pela interação constante dos fenótipos com o meio ambiente em que estão inseridos
Para saber mais sobre interação gênica: https://brainly.com.br/tarefa/29281852
#SPJ2