O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750 - 1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de Portugal. O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:
A
Parlamentarismo Monárquico.
B
Socialismo Utópico.
C
Socialismo Científico.
D
Liberalismo.
E
Despotismo Esclarecido.
Respostas
Resposta:
E-Despotismo Esclarecido
Explicação:
O despotismo esclarecido foi uma forma dos governantes da época não perderem de vez sua influencia e poder e agradar a burguesia, aderindo algumas ideias iluministas que não ameaçassem seu posto
Resposta:
Alternativa correta: letra E - Despotismo Esclarecido.
Explicação:
O século XVIII, também conhecido como século das luzes, foi o período de surgimento e difusão do Iluminismo, um movimento cultural e filosófico que transformou profundamente as concepções europeias do período sobre economia, política e sociedade, influenciando na Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos da América. Apesar de ser um movimento político filosófico marcadamente antiabsolutismo, a difusão dos ideais iluministas legou uma paradoxal forma de organização política: o despotismo esclarecido. Nesse sistema, coexistem a hipertrofia do poder real (rei com poderes muito fortes) e ideais progressistas típicos do iluminismo. Logicamente, esse sistema político ambíguo foi uma tentativa das monarquias de se manter no poder, já que o período era extremamente conturbado, mas promoveu importantes reformas e modernizações nos reinos onde foi aplicado. Os casos mais típicos do despotismo esclarecido são: Catarina II, da Rússia; José II, da Áustria e Marquês do Pombal, ministro de Portugal.
Fonte: AgoraVaiENEM