Em relação ao Acordo de Basiléia I avalie as seguintes afirmações: I - Estabelecia um nível mínimo de 8% para a proporção entre o capital e o valor dos ativos dos bancos, como forma de garantir sua solidez e segurança. II - Foi motivado pela percepção de que a intensa concorrência estava induzindo os bancos internacionalmente ativos a assumir patamares baixos em tais reservas de capital, na busca de ampliação de suas parcelas de mercado. III - Foi um marco, não apenas pela busca de harmonização regulatória, mas também pela distinção entre os tipos de ativos por risco. É correto afirmar que: a. Somente a afirmação I é verdadeira. b. Somente a afirmação II é falsa. c. Somente a afirmação III é verdadeira. d. Todas as afirmações são verdadeiras. e. Todas as afirmações são falsas.
Respostas
Resposta: letra D
Explicação:
O Acordo de Basiléia I se referem a medidas criadas por reguladores financeiros (Supervisão Bancária), com o intuito de criar a incluir regras e limites a serem revistas e observadas pelas instituições. Portanto, a resposta correta é a alternativa de letra D, sendo todas as afirmações são verdadeiras.
Para entender melhor esta afirmação, precisamos conhecer mais sobre o Acordo de Basiléia.
Quais os princípios definidos para o Acordo de Basiléia?
Os princípios foram baseados no estabelecimento de parâmetros básicos de liquidez e responsabilidade para todo o mercado financeiro. Um dos objetivos foi de minimizar o risco de operações de crédito e assegurar a estabilidade do sistema financeiro.
Aprenda mais sobre Supervisão Bancária aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24904605
#SPJ2