Respostas
1 – Pessoas com sangue do tipo O são duas vezes mais propensas a atrair — e serem picadas por — mosquitos do que quem apresenta outros tipos sanguíneos.
2 – Por outro lado, os insetos não parecem ser muito fãs do sangue do tipo A e, consequentemente, quem apresenta esse tipo sanguíneo leva menos picadas.
3 – Mas, voltando ao pessoal com sangue do tipo O, embora essa turma leve mais picada de inseto, essas pessoas têm menos chances de contrair as formas mais letais da malária, uma vez que as proteínas presentes no parasita que causa a doença não se ligam às células sanguíneas da mesma forma como ocorre com os demais tipos de sangue.
4- – As pessoas com sangue do tipo O também têm menos probabilidade de sofrer com doenças coronarianas e tromboses.
5 – Sabia que as pessoas com sangue do tipo A são mais propensas a apresentar níveis de cortisol — um hormônio liberado pelo organismo relacionado com a regulação do estresse — mais altos do que os demais tipos sanguíneos?
6 – Pesquisas apontaram que indivíduos com sangue do tipo A têm mais chances de desenvolver o alcoolismo, possivelmente por conta dos antígenos presentes nesse tipo sanguíneo.
7 – Um estudo envolvendo 30 mil pessoas revelou que pessoas com o tipo sanguíneo AB são 82% mais propensas a desenvolver problemas de memória e demência do que indivíduos de outros tipos sanguíneos.
8 – Pessoas com sangue do tipo A deveriam evitar o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e manter o peso sob controle, uma vez que pesquisas apontaram que esse pessoal tem uma maior probabilidade de desenvolver cânceres gástricos.
9 – Como você deve saber, apesar de existirem bactérias capazes de provocar doenças gravíssimas, muitas são essenciais para o bom funcionamento do organismo e fazem parte do nosso “ecossistema”. Pois as pessoas com sangue do tipo B geralmente apresentam 50 mil cepas de bactérias do bem a mais do que indivíduos com sangue do tipo A ou O
10 – Falando em bactérias, como o pessoal que tem sangue do tipo O tem uma resposta imunológica diferente à infecção pela bactéria H. pylori, eles têm mais chances de desenvolver úlceras.
11 – Entretanto, quem tem esse tipo sanguíneo apresenta uma probabilidade 37% menor de desenvolver câncer de pâncreas do que pessoas de outros tipos sanguíneos — justamente por conta de como os sistemas imunológicos de indivíduos reagem à infecção por H. pylori.
12 – Agora uma curiosidade que todo mundo conhece, mas não custa reforçar: as pessoas com sangue do tipo O negativo são conhecidas como “doadoras universais”, já que indivíduos de qualquer tipo sanguíneo podem receber esse sangue.
13 – Já quem tem sangue do tipo AB positivo é conhecido como “doador universal de plasma”, uma substância obtida a partir do sangue e pode ser usada, por exemplo, para tratar queimaduras e vítimas em estado de choque.
14 – Sabia que apenas cerca de 1% da população mundial apresenta o tipo sanguíneo AB negativo?
15 – Já o tipo sanguíneo mais comum no mundo é o O positivo, seguido de perto pelo tipo A positivo.