Respostas
Resposta:
Explicação:
O aquecimento global é um conjunto de fatores climáticos que aquecem a atmosfera terrestre. Está diretamente ligado com os gases de efeito estufa (GEE), principalmente o gás carbônico (CO2).
Pensar em aquecimento global não é pensar apenas em meio ambiente e natureza, mas também em fatores históricos que levaram a essa problemática tão atual e presente em todo o planeta. Desde sua formação(,) a Terra vem sofrendo mudanças climáticas, sejam elas naturais ou antrópicas. Porém, foi a partir do século XVII, com a Revolução Industrial(,) que esse problema se intensificou.
Um ar poluído gera vários problemas à Terra e à saúde humana, causando seca, chuva ácida em diversos lugares, derretimento das geleiras, aumento dos casos de câncer de pele e pulmão nas pessoas, entre outros. Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), em cem anos a temperatura da Terra aumentou em 2°C por emissões gasosas de fábricas e indústrias.
Resposta:
O aquecimento global designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.
Sob o ponto de vista oficial, o principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados com o aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Para o IPCC, o problema em questão não deve sequer ser motivo de discussão em termos de sua existência ou não, pois, segundo ele, é mais do que comprovada a série de mudanças climáticas ocorridas nos últimos tempos e a participação do ser humano nesse processo.
Dados levantados por cientistas vinculados ao IPCC afirmam que o século XX, em razão dos desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história desde o término da última glaciação, com um aumento médio de 0,7 ºC nas temperaturas de todo o planeta. Ainda segundo o órgão, as previsões para o século XXI não são nada animadoras, pois haverá a elevação de mais 1 ºC, em caso de preservação da atmosfera, ou de 1,8 ºC a 4 ºC, em um cenário mais pessimista e que apresente maior poluição.
Explicação: