O processo de globalização tem provocado mudanças nas relações econômicas e sociais no mundo todo e, no Brasil, não poderia ser diferente. A globalização e o rápido avanço das inovações tecnológicas, especialmente aquelas voltadas para a informação, têm revelado um cenário mundial cada vez mais competitivo.

A sociedade, como um todo, passou à constante busca por atualização e aperfeiçoamento nas diversas áreas do conhecimento. Devido a todas essas mudanças, são necessárias transformações nas relações sociais, no trabalho e no acesso à informação. Tudo isso passa pelas questões políticas do país e, na tentativa de se construir um Brasil menos desigual e excludente, muitos programas de governo foram criados com o propósito de ampliar o acesso à educação em todos os níveis.
Sendo assim, para resolver este desafio, relate, pelo menos, duas propostas de ações governamentais que já foram criadas com o objetivo de democratizar o ensino.​

Respostas

respondido por: winederrn
14

Como exemplo de propostas de ações que já foram usadas para democratizar o ensino, podemos destacar:

criação de políticas públicas de inclusão digital - para que milhares de pessoas possam ter acesso aos serviços e ferramentas da tecnologia, que são usados em escolas e empresas. Exemplo prático: abertura de Pontos de Inclusão Digital (onde há computadores com acesso à Internet) em um município.

Educação de Jovens e Adultos - é um programa educacional que proporciona a oportunidade de conclusão dos estudos para jovens e adultos que, por algum motivo, não puderam finalizar o primeiro ou segundo graus.

Espero ter contribuído!

respondido por: raphaelmartinss
3

Resposta:

Explicação:Padrão de resposta esperado

Um importante momento para a EaD no Brasil foi a criação da Secretaria de Educação a Distância (SEED), que atua como agente de inovação dos processos de ensino e aprendizagem desta modalidade de ensino.

Em 1996, as bases legais para a modalidade de EaD foram consolidadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.394/96).

Em 2005, o Ministério da Educação regulamentou os procedimentos para a criação de cursos a distância e a oferta de até 20% da carga horária total de quaisquer cursos presenciais na modalidade a distância.

Perguntas similares