“Para a microeconomia, bens públicos não são aqueles de domínio público e sim aqueles que possuem duas características: não são rivais e nem excludentes, ou seja, o fato de uma pessoa usar determinado bem não reduz a disponibilidade para outros e as pessoas não são impedidas de usar esse bem. E, nessa teoria, recursos comuns são aqueles rivais, mas não excludentes, de modo que as pessoas não são impedidas de usá-los, mas o uso por uma pessoa pode prejudicar a disponibilidade para os demais (Mankiw, 2005). Deste modo, a maioria dos recursos ambientais pode ser entendida como recursos comuns, pois seu uso pode prejudicar a disponibilidade para os demais, e, apesar das regras, as pessoas não são impedidas de usá-los. As teorias institucionais também propõem definições sobre bens públicos e recursos de acesso comum. Por instituições, foco de estudo dessa teoria, apreende-se que são mecanismos estabelecidos pelo homem, projetados para alterar a resposta comportamental humana em determinada situação física e social. São regras formais e informais, em uso, que as pessoas reconhecem em dada situação. Regras formais incluem a legislação, as decisões do Executivo e do Judiciário, além de contratos entre particulares (Ostrom, 2005)”.
Fonte: SABBAGH, Roberta Buendia. Bens públicos e recursos de acesso comum: instituições que influenciam sua conservação nos bairros Cota do Parque Estadual da Serra do Mar de São Paulo. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 46, n. 6, p. 1625-1647, Dec. 2012. Disponível em . acesso em 10 May 2019.
Tendo como referência o livro “Legislação para a Gestão”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta da classificação dos bens públicos.
I - Os bens se classificam segundo sua destinação. O Código Civil reparte os bens públicos em três categorias: de uso comum do povo; de uso especial; e dominicais.
II - Os bens se classificam quanto à natureza de sua personalidade. Pode ser federal, estadual ou municipal, conforme a pessoa jurídica de direito público a que pertençam ou à autarquia, à fundação ou à entidade paraestatal a que se conectem.
III - Os bens se classificam de acordo com a sua utilização. Em relação ao uso do bem, há também os bens do domínio público (uso comum do povo, como as praças) e os bens do patrimônio administrativo.
IV - Os bens se classificam a partir de critérios valorativos. Primeiro considera-se o maior valor de mercado na compra dos imóveis, e depois cabe ao Estado comprar esses edifícios mais caros, pois eles são vitais ao funcionamento das instituições da administração pública.
A Apenas a afirmativa I está correta
B Apenas a afirmativa II está correta
C
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
E
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Respostas
respondido por:
1
A alternativa E) é a correta.
A microeconomia estuda e analisa o comportamento de vários fatores econômicos, porém a partir de uma perspectiva individual, como os concorrentes, a demografia, os clientes, a situação do mercado e coisas que a empresa pode agir de fato.
A macroeconomia é a parte da economia que está encarregada de analisar e examinar toda a estrutura e o funcionamento econômico de um órgão que está em uma determinada região. Desta maneira, a macroeconomia também se torna capaz de analisar e avaliar a politica econômica adotada em grandes escalar, a exemplo de uma país inteiro
Espero ter ajudado!
respondido por:
2
Resposta:
E)Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Explicação:
pág. 113 livro Legislação para a Gestão
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás