“Aproximar educação e ética é um desafio que resulta do contexto da realidade do mundo atual. Os paradoxos que se apresentam refletem um mundo de infinitas possibilidades ao lado de um processo assustador de autodestruição. E é a escola que revela essa ambiguidade como um espaço e um instrumento de reflexão e de reprodução”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a concepção de educação relacionada a ética proposta por Dewey, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A É imprescindível que os alunos sejam impedidos de viver sua vida moral pessoalmente, pois, podem agir por imitação ou imposição.
B
Para Dewey a educação ética indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais.
C Para Dewey é possível obrigar e coagir alguém a comportar-se de maneira ética, pois o agir moral é independente da liberdade.
D Segundo Dewey, se convence alguém por sermões e discursos, muito além do sensibilizar pelo exemplo.
E A educação ética, segundo Dewey, encontra-se em um campo diverso das atividades escolares.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
Letra B
Explicação:
Página 45, topo primeiro parágrafo
respondido por:
1
Resposta:
B
Explicação:
Para Dewey a educação ética é questão de conhecimento e de prática, ou exercício. O que indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais. No entanto, é imprescindível que os alunos saibam que devem viver sua vida moral pessoalmente, e não apenas por imitação ou imposição. Não é possível obrigar alguém a comportar-se de maneira ética; o agir moral exige a liberdade autônoma. Rorty, seguidor de Dewey, fala expressamente que não se convence ninguém por sermões e discursos. O que se pode fazer é sensibilizar pelo exemplo (livro-base, p. 45).
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás