• Matéria: Pedagogia
  • Autor: danyellekds1
  • Perguntado 7 anos atrás

“Para [...] Rorty, só existem eventos sob descrição. É a descrição preferida do intérprete que será a mais adequada às suas convicções éticas e não a mais iluminada pela razão. Sendo assim, ele observa que agimos eticamente porque experimentamos saídas para dilemas, conforme uma dada tradição moral, e não porque conhecemos o lugar onde as palavras soldam-se ao supremo Bem”.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o ironismo liberal defendido por Rorty, assinale a alternativa correta:
A Para Rorty a ironia parte do princípio de que há conhecimentos que estão além do ceticismo lógico.
B O ironismo diz respeito à ironia platônica, pois a ironia era o primeiro passo do método platônico.
C No ironismo é preciso convencer a pessoa que seus saberes são inquestionáveis e isentos de dúvida.
D A ética, segundo Rorty, fundamenta-se no pressuposto da solidariedade cristã.
E Ironista é aquele que é capaz de colocar em dúvida suas crenças para submetê-las às críticas.

Respostas

respondido por: macaibalaura
10

Alternativa E.

Certamente Rorty observa que o sujeito age eticamente porque experimenta saídas para dilemas, de acordo com uma tradição moral, e não porque se conhece o lugar onde as palavras soldam-se ao supremo Bem.

Assim o sujeito ironista é aquele que é capaz de colocar em dúvida suas crenças para submetê-las às críticas​ e ser discutidas. Ele aspira a ser o que ele realmente é, para formar sua própria imagem de em si, embora no fundo não seja nada mais que uma ficção ou um desejo.

Para Rorty, a ironia, sem dúvida, tem um caráter epistemológico, a partir do momento em que nomeia a relação que certos tipos de pessoas mantêm com os valores fundamentais de sua cultura.

Perguntas similares