Respostas
Eclipse é fenômeno natural. Em algumas culturas antigas e modernas representam causas sobrenaturais ou consideradas como maus presságios. Se a lua estivesse na órbita circular perto o suficiente da Terra e no mesmo plano orbital, haveria um eclipse solar total a cada mês. No entanto, a órbita lunar é inclinada por mais de cinco graus para Terra em torno do Sol.
O Eclipse
O Eclipse
A órbita real da Lua é elíptica, suficientemente longe da Terra com o tamanho aparente não grande o suficiente para bloquear as luzes solares por completo. Os planos orbitais atravessam cada ano em uma linha de nós, resultando entre dois e cinco eclipses simples anuais.
Vale ressaltar que os eclipses solares totais são raros em qualquer local particular porque a totalidade apenas existe ao longo do estreito caminho na superfície da Terra traçado pela sombra da Lua, ou umbra. Por ser perigoso olhar diretamente para o Sol os observadores devem utilizar óculos de proteção especial ou técnicas de visualização indiretas ao visualizar eclipse parcial ou as fases parciais do eclipse total
Resposta:
Portanto só ocorrem eclipses quando a Lua está na fase de Lua Cheia ou Nova, e quando o Sol está sobre a linha dos nodos, que é a linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol com o plano da órbita da Lua em torno da Terra. ... Um eclipse solar ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol.
Explicação: