• Matéria: Matemática
  • Autor: maraplenitude
  • Perguntado 7 anos atrás

Analise a frase abaixo e tendo como base o enfoque teórico de Henri Wallon, argumente com seus colegas sobre os motivos pelos quais é tão difícil para as crianças manterem-se paradas.
“Mas essas crianças não param um minuto!” – dizem os adultos ao observar a vivacidade infantil, na primeira infância.

Respostas

respondido por: numero20
8

As crianças são seres humanos jovens e, por isso, possuem muita energia. Elas sempre vão querer brincar, correr e jogar, independente do lugar. É muito difícil uma criança ficar parada sem antes ter feito alguma atividade e isso não é culpa delas.

Por isso, os pais devem buscar envolver as crianças em atividades que permitam elas a desenvolver suas capacidades e, ao mesmo tempo, gastar essa energia. Algumas atividades são: prática de esportes (futebol, basquete), dança e natação.

respondido por: danielamoreirarabelo
2

Resposta:

“Mas essas crianças não param um minuto!” – dizem os adultos ao observar a vivacidade infantil. Por que, afinal, é tão difícil para elas manterem-se paradas?

Porque as crianças, sobretudo na fase da Educação Infantil, falam com o corpo! Por isso, por exemplo, na roda de conversa, as crianças gesticulam, se deitam, levantam, querem pegar coisas… Mas há também um outro aspecto. Para responder a essa questão é importante ver como Wallon compreende o movimento.

Segundo ele, a atividade muscular possui duas funções intimamente relacionadas: a função tônica, que regula o grau de tensão dos músculos (tônus) e se relaciona ao controle e ajustamento postural, e a função cinética, responsável pelo controle do estiramento e encurtamento das fibras musculares em coordenação com os impulsos do sistema nervoso central, que produz o deslocamento do corpo ou de partes dele.

Em todos os movimentos que realizamos estas funções estão presentes. Para chutar uma bola, correr ou jogar tênis precisamos controlar nossa postura e, ao mesmo tempo, as cadeias musculares que vão executar o movimento.

Todo este processo de coordenação e controle do movimento envolve o indivíduo como um todo e demanda um incrível gasto energético. Até quando estamos sentados em uma determinada posição há um gasto energético.

Qualquer um de nós pode observar como é difícil permanecer na mesma posição por algumas horas e, no entanto, muitas vezes exigimos de nossos alunos este esforço e nem imaginamos quanta energia esta ação demanda e como é difícil permanecer sentado com um único foco de atenção.

O cansaço resultante do esforço em manter-se imóvel por muito tempo pode transformar-se em obstáculo às aprendizagens, ao contrário do que tradicionalmente se espera.

 

Considere as seguintes afirmações:

1 O movimento é uma linguagem e o corpo está em atividade mesmo quando estamos parados.

2 O movimento é uma importante função do corpo e é preciso esforço para que a criança fique parada.

3 É preciso esforço para ficar parado porque o sistema nervoso central tem que coordenar o estiramento e encurtamento das fibras musculares.

4 Ficar parado pressupõe que o corpo se valha da função tônica, o que demanda esforço.

5 Ficar parado pode atrapalhar a aprendizagem.

 

Qual das alternativas abaixo representa o conjunto de afirmações corretas?

Alternativas:

a)

1, 2 e 3.

b)

1, 3, 4 e 5.

Alternativa assinalada

c)

2, 3 e 5.

d)

1, 4 e 5.

e)

1, 2, 4 e 5.

Explicação passo-a-passo:

Alternativa D - corrigido pelo AVA

Perguntas similares