Sobre o texto "Fogo Morto"
A terceira parte centraliza-se no capitão Vitorino Carneiro da Cunha achincalhado pelo povo e menosprezado pela mulher como uma figura grotesca, sem senso de realidade. Entretanto, sua imagem se agiganta, ao longo do romance, na medida em que defende os fracos e oprimidos como José Amaro -, convertendo-se em uma espécie de Dom Quixote do nordeste.
a) Como a passagem lida mostra o contraste entre Vitorino e os outros personagens?
b) O que há em comum nas três partes lidas quanto ao tipo de discurso utilizado? Exemplifique.
c) Agora explique o efeito de sentido que esse recurso produz na constituição do romance.
Respostas
respondido por:
27
Sobre o texto "Fogo Morto" podemos afirmar que:
O contraste sobre o personagem Vitorino acontece pois, apesar de trazer no começo do enredo a feição de um personagem rude e marginal, o mesmo cativa o leitor pois demonstra ter um senso de justiça ao ajudar os pobres e também nacionalismo ao lutar pela pátria, mesmo que de seu modo.
O texto é trabalhado em todas as suas três partes com o tipo de discurso chamado Indireto livre. Ou seja, o narrador ao narrar a história traz a tona o personagem, revela detalhes do mesmo, e traz os pensamentos e fala do mesmo no enredo.
Um dos efeitos produzidos pelo discurso indireto livre, é que o narrador está presente em todo enredo e não conseguimos ver separação entre sua fala e a dos personagens.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás