• Matéria: Sociologia
  • Autor: luaferreiraoc
  • Perguntado 7 anos atrás

Atividade 1:
Conforme estudamos no conteúdo da Unidade 1, a história do Brasil não é uma história de integração étnica, cultural ou social. Ao contrário, esse processo de formação foi repleto de violência e exclusão social, tanto no passado quanto no presente. Para lidar com o problema, a Constituição de 1988 é um marco importante, na medida em que responde a tais padrões excludentes. Também chamada de Constituição Cidadã, ela foi construída a partir da intensa mobilização da sociedade civil, tornando-se símbolo da abertura democrática e da restituição de direitos e garantias constitucionais ameaçados pela Ditadura Militar. Nesse âmbito, o Estado brasileiro assegura o direito à cultura, material e imaterial, dos indígenas e afro-brasileiros. O que teriam esses povos de diferente para justificar tal proteção?
Elabore um texto buscando responder a pergunta acima, levando em consideração os aspectos históricos do desenvolvimento do Estado e da sociedade brasileira que perduram até os dias atuais.

Respostas

respondido por: Matheusieti
17

As cotas raciais para os Afro-Brasileiros e a comunidade indígena são um fator positivo, e, uma medida que deve ser colocada em prática na sociedade, principalmente no país em que vivemos.

Podemos também definir alguns pontos positivos para as cotas como um fator de busca pelo crescimento das comunidades que outrora foram exploradas/colonizadas como:

  • A oferta de oportunidade;
  • A disponibilidade de vagas para uma parcela segregada da população;
  • Uma afirmação histórica do passado da nossa nação.

Perguntas similares