O filósofo João Amós Comênio, propõe em sua obra seminal "Didática Magna", que a didática seria "a arte de ensinar tudo a todos". Em termos conceituais, em qual processo social esse pressuposto estava baseado? a. Estava baseado dentro da lógica da Santa Inquisição que visa um ensino voltado à Deus. b. Foi dentro da Revolução Industrial, tendo como foco o ensino voltado aos trabalhadores. c. Estava baseado no contexto da Reforma Protestante em que se visava maior liberdade. d. Dentro da lógica Iluministas e sua proposta de igualdade e fraternidade. e. Dentro da lógica Iluministas e sua proposta de igualdade e fraternidade.
Respostas
c. Estava baseado no contexto da Reforma Protestante em que se visava maior liberdade.
Comênio é considerado o pai da didática moderna e sempre defendeu a reflexão acerca da organização da educação, considerando as relações existentes entre professor e aluno.
De acordo com o cristianismo, a educação deve considerar as possibilidades e também os interesses da criança. Dessa forma, o educador deve agir como um profissional e não somente como um missionário cristão.
A organização do tempo e também do currículo deve considerar os limites corporais e as necessidades estudantis.
Bons estudos!
Resposta:
alternativa C
Explicação:
Estava baseado no contexto da Reforma Protestante em que se visava maior liberdade. d. Dentro da lógica Iluministas e sua proposta de igualdade e fraternidade.