• Matéria: Português
  • Autor: jmsnet0
  • Perguntado 7 anos atrás

3. Agora escreva um tema relacionado a cada título.

a) As mulheres no mercado de trabalho.

b) A importância do lazer na vida das pessoas.

Respostas

respondido por: Juliaemilio123
3

Resposta:

A) "A participação das mulheres no mercado de trabalho ainda é muito incipiente perto do preparo das profissionais e do perfil que possuem. A taxa de ocupação das mulheres cresceu no Brasil, mas aquém do seu potencial. Entre 1960 e 1992, a participação do sexto feminino na ocupação formal saiu de apenas 16,5% para 43,4%. No entanto, nas últimas décadas, o percentual ficou praticamente estagnado. Atualmente, encontra-se ao redor de 46%, segundo o IBGE.

O levantamento Estatísticas de Gênero, divulgado pelo instituto em junho deste ano, demonstra que as mulheres são mais escolarizadas que os homens, mas têm rendimento médio 25% inferior. Além disso, no Brasil, 60,9% dos cargos gerenciais (públicos ou privados) eram ocupados por homens em 2016. Naquele ano, o rendimento médio mensal dos homens era de R$ 2.306; o das mulheres, R$ 1.764.

Mesmo considerando o rendimento médio por hora trabalhada, as mulheres recebem menos do que os homens (86,7%) e, segundo o IBGE, o diferencial de rendimentos é ainda maior entre os que possuem, ao menos, ensino superior. Neste grupo, em 2016, o rendimento das mulheres equivalia a 63,4% dos homens. Interessante notar que, além de precisarem estar mais preparadas para obter cargos executivos, nos quais ganham menos, as mulheres também agregam valor às organizações ao apresentarem menos riscos do que homens quando ocupam posições de comando.

Seja por causa da maternidade ou da sensibilidade mais aguçada, executivas são menos afeitas a incorrerem no equívoco de buscarem resultados a qualquer custo, seja desumanizando pessoas ou praticando fraudes. Números explicitam isso. Pesquisa realizada pela HSD Consultoria em RH avaliou o perfil comportamental de 3.500 executivos de médias e grandes empresas entre 2014 e 2017. Verificou-se que um em cada três homens tem desvio de caráter. Já entre mulheres, a proporção cai para uma a cada oito. Do total pesquisado, 27% dos participantes demonstram desvio de conduta que resultam em potenciais riscos para as empresas onde atuam.

As características femininas mudam o perfil de gestão de empresas. As corporações, no entanto, relutam em contratar mulheres para cargos importantes, como demonstram os dados do IBGE e a própria pesquisa da HSD. Dos 3.500 profissionais que foram avaliados no estudo, apenas 26% eram mulheres. Outra pesquisa, realizada pela Revista RI em agosto revelou que, das 64 companhias que integram o Ibovespa, apenas 36 contam com presenças femininas em seus conselhos e, mesmo assim, de forma modesta: 25 têm apenas uma; sete, duas, e quatro, três."

B)Qual a importância do lazer nas nossas vidas?  Muita. Porque o lazer está diretamente relacionado ao bem-estar, à autoestima e à saúde. Mas há pessoas que têm preconceito quanto a isso. Por achar que diversão é inferior ao trabalho, por achar que recreação é "coisa para ricos", ou seja, um luxo para poucos. Grande engano.

A diversão é algo muito pessoal, individual, subjetivo. É tudo aquilo que não envolve compromissos nem trabalho. E não está direcionada somente às artes, música, teatro etc. Uma pessoa que gosta de fazer cursos - independente de quais - ou assistir palestras, fazer pesquisas, ver documentários e sente prazer nisso, está praticando um lazer. Ou alguém que faz caminhadas já é considerado lúdico.

Investir na diversão é ótimo para equilibrar o corpo e a mente. E há pessoas que não se dão ao luxo de sentir prazer, não se permitem, e se fechando em si mesmas acabam sofrendo. O interessante é equilibrar, conciliar família-lazer-trabalho. Uma das grandes dificuldades enfrentadas para a prática de um divertimento é o tempo, porque a pessoa trabalha bastante a semana inteira, almoça fora, e quando chega em casa nos finais de semana só quer dormir, pois está exausta. Outra situação é a falta de dinheiro, quando se quer ir numa festa, ou cinema, ou praia, fazer uma viagem etc.

No entanto, esses fatores que inibem a prática do lazer não podem ser determinantes na vida. Deve-se fazer adaptações ao nosso estilo de vida para ter um bem-estar. O ambiente onde se pratica as atividades lúdicas também é importante.

Explicação:

Perguntas similares