• Matéria: Psicologia
  • Autor: emilykristina2017
  • Perguntado 7 anos atrás

1) A finalidade da política é a tomada e a conservação do poder. Este não provém nem de Deus nem da razão nem de uma ordem natural feita de hierarquias fixas. Essa é a finalidade da política para: Alternativas: a) Aristóteles. b) Platão. c) Rousseau. d) Maquiavel. e) Hobbes. 2) A práxis de Aristóteles pode ser definida como a: Alternativas: a) Ação voluntária de um agente racional em vista de um fim considerado bom. É, por excelência, a política. b) Prática sistemática da convivência em sociedade respeitando-se as diferentes classes sociais. c) Atitude política do homem que, por natureza, não é um ser político, mas que se torna político no seio da pólis. d) Constante busca pela felicidade plena na pólis. e) Ação coercitiva sobre cada indivíduo com a finalidade de transformá-los em cidadãos da pólis. 3) Qual filósofo defende as seguintes premissas? I. O homem é, por natureza, um ser político que não consegue viver sozinho, por isso realiza a sua felicidade plena na pólis. II. É na cidade que se concretiza a felicidade, já que não teria sentido algum para o homem ser virtuoso se não fosse com o objetivo de compartilhar com os demais cidadãos. III. Quem age buscando o bem comum vive feliz. Então, a felicidade seria a arte de viver bem e se compõe como o bem supremo à luz do qual todas as ações do homem se voltam. Escolha a alternativa correta: Alternativas: a) Platão. b) Locke. c) Hobbes. d) Rousseau. e) Aristóteles. 4) Leia os três tópicos apresentados a seguir: I. A distinção entre regimes políticos e não políticos: só consideramos regime político se este for instituído por um conjunto de leis reconhecido publicamente e sob o qual todos estejam sujeitos, até os governantes. Ter ou não um corpo de leis nos leva à ideia de regimes políticos legítimos e ilegítimos. Um regime legítimo é aquele que, além de atuar na legalidade, possui leis feitas à luz da justiça. Quando a lei é injusta ou quando o regime é contraditório à lei estabelecida, temos um regime ilegítimo, ilegal. II. A de causa da variação de regimes políticos: a variação dos regimes políticos é atribuída a dois fatores principais: a natureza do povo e a extensão do território. Foram os filósofos gregos que legaram para o Ocidente a ideia de regimes políticos naturais, isto é, a ideia de que a instituição de um regime político depende de fatores produzidos pela natureza (a índole natural de um povo e o tipo de território em que se instala). III. A transformação de um regime político em outro: a partir de mudanças econômicas, tais como diminuição do número de ricos e aumento do número de pobres ou o inverso, e também como resultado de guerras, os regimes políticos se transformam. A ausência ou a presença da lei, a variação militar e econômica geram como consequência a decadência ou então a corrupção dos regimes políticos. Esses três tópicos se referem: Alternativas: a) Aos estudos e pesquisas de Locke acerca da distinção entre regimes políticos e não políticos, a de causa da variação de regimes políticos e a de transformação de um regime político em outro. b) À teoria de Maquiavel ao analisar posturas do príncipe frente aos regimes políticos e não políticos, a de causa da variação de regimes políticos e a de transformação de um regime político em outro. c) À tipologia platônico-aristotélica que analisa a distinção entre regimes políticos e não políticos, a de causa da variação de regimes políticos e a de transformação de um regime político em outro. d) À crítica dos sofistas ao debater a distinção entre regimes políticos e não políticos, a causa da variação de regimes políticos e a transformação de um regime político em outro. e) O paradoxo que Rousseau apresenta considerando a distinção entre regimes políticos e não políticos, a causa da variação de regimes políticos e a transformação de um regime político em outro. 5) Na visão agostiniana, política e teologia são indissociáveis. Inclusive, quando se refere a questões religiosas, é perceptível uma leitura de sua visão de sociedade, de homem e de Estado. Ainda na concepção de Agostinho, podemos afirmar que: I. Ele não acredita que seja possível ao Estado chegar a uma justiça verdadeira se não for regido pelos princípios morais do cristianismo. II. Há uma primazia do Estado sobre a Igreja. III. A vida feliz é inseparável do social: a vida moral e a felicidade pressupõem uma vida em comunidade. IV. A função do Estado é uma fusão das necessidades objetivas e preocupações espirituais para com o povo. Está correto o que se afirma apenas em: Alternativas: a) I, II e III. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

Respostas

respondido por: dacyvaladaressantiag
7

Resposta:

Resposta da primeira é a letra: D

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