• Matéria: Artes
  • Autor: laylaconsultora1
  • Perguntado 7 anos atrás

Houve um momento na história que a noção de Arte ficou acompanhada da ideia de Beleza. Desse ponto de vista, a Beleza seria um dos objetivos da Arte. Essa visão romântica, apesar de muito comum, possui um limite na sua aplicação sobre a avaliação qualitativa da obra de arte, pois torna necessário adotar um determinado critério de Beleza. Nesse contexto, qual a finalidade de se adotar um critério de definição do que é ou não é arte em um processo seletivo, como os que são feitos em concursos?

I. Conseguir definir o que é uma obra de arte, excluindo os objetos que não são.
II. Escolher as obras que atendem àquele ideal preestabelecido.
III. Possibilitar a aceitação de obras de arte que tenham propostas artísticas que não se enquadram naquele critério.
IV. Excluir, como obra de arte, todos os trabalhos que não se encaixam naquele critério, independente de sua qualidade artística.

São corretas as alternativas:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
5

I, II e IV são verdadeiras.

Ao estabelecer critérios para as obras de arte, as comissões avaliativas buscam reforçar uma determinada concepção de obra artística em detrimento de outras, de modo a aceitar apenas as obras que atendem a determinados critérios e criar homogeneidade.

III é falsa pois, ao estabelecer critérios deste tipo, todas as interpretações artísticas que forem radicalmente diferentes, privilegiando algumas interpretações em detrimento de outras.

Perguntas similares