• Matéria: História
  • Autor: fernandaapare5
  • Perguntado 7 anos atrás

1)
Leia a citação a seguir:



“[Seu conceito chave] é o da ‘sobrevivência dos mais aptos’ (criado por Herbert Spencer a partir de Darwin): pressupunha que o progresso requer competição entre indivíduos, classes, nações e raças — e a seleção natural, no caso da humanidade, consiste nesta ‘luta pela vida’, na qual sucumbem raças inferiores e brancos inferiores. Nessa doutrina do progresso através da luta temos a aplicação radical de conceitos biológicos às ciências sociais”.

A citação faz referência a um importante conceito apresentado por Herbert Spencer a partir das leituras e interpretações que teve da obra de Charles Darwin. Nas alternativas a seguir, assinale a que está de acordo com as informações presentes na citação:

Alternativas:

a)
Darwinismo social.

b)
Anarquismo social.

c)
Anarcocapitalismo comunal.

d)
Iluminismo teórico.

e)
Renascimento igualitário.

2)
Leia a citação a seguir:



“[...] a miscigenação transformava-se em tema polêmico entre as elites locais. De um lado, o problema racial é a linguagem pela qual se torna possível apreender as particularidades observadas. [...] nesse contexto em que discursos raciais vinculavam-se a projetos de cunho nacionalista, soava correto imaginar uma nação em termos biológicos, ou estimar uma futura homogeneidade. Por outro lado, no entanto, a constatação de que essa era uma nação mestiça gerava novos dilemas para os cientistas brasileiros. Se falar na raça parecia oportuno, já que a questão referendava-se empiricamente e permitia certa naturalização de diferenças, sobretudo sociais, o mesmo tema gerava paradoxos: implicava admitir a inexistência de futuro para uma nação de raças mistas como a nossa”.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Espetáculo da miscigenação. Revista Estudos Avançados, vol. 8, no 20. São Paulo, Jan./Apr. 1994, s/p.



Avalie as afirmativas que se seguem:



I. Teóricos racistas do século XIX acreditavam piamente que a miscigenação entre povos não é benéfica para a nossa espécie, pois causa a degeneração do ser humano superior.

II. Era necessário, portanto, evitar a mistura entre as raças. A miscigenação, para estes pensadores, era vista como algo negativo para uma nação.

III. Estas ideias preconceituosas e racistas não ganharam força no Brasil, já que nossos intelectuais já entendiam que questões sanitárias é que causavam a degeneração do ser humano.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
Apenas a afirmativa I está correta.

b)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

c)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

d)
Apenas a afirmativa II está correta.

e)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

3)
Leia a citação a seguir:



“O processo de imigração fortaleceu a política do branqueamento e a substituição em larga escala da força de trabalho negra pela branca [...]. A preferência do mercado de trabalho pelo branco [...] se sustentava, entre outros argumentos, nas ideias racistas de que o negro tinha menos preparo e capacidade que o trabalhador branco, ajustado ao trabalho livre e às demandas que a sociedade de classes exigia. A ideologia de que a mestiçagem poderia ser uma forma de melhorar a descendência étnica do povo brasileiro, auxiliou a construir, no Brasil pós-abolição, o mito da democracia racial”.

PINTO, Márcia Cristina Costa; FERREIRA, Ricardo Franklin. Relações raciais no Brasil e a construção da identidade da pessoa negra. Pesquisas e Práticas Psicossociais – PPP - 9(2), São João del-Rei, julho/dezembro/2014, p. 259.



Agora, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:



I. O incentivo para que imigrantes europeus viessem para o Brasil se deu pela crença na salvação da raça brasileira. Acreditava-se que, com o passar das gerações, ocorreria um “branqueamento” da nossa população.

PORQUE



II. Em vários países em que esta política se fez presente, apenas europeus eram aceitos. Já no Brasil, não apenas europeus, mas também asiáticos e até africanos eram aceitos

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: mylenalazary
40

Resposta:

1- a

2- b

3- c

4-a

Explicação:

Conferido no Ava


cristianowilerson: Correto, obrigado!
respondido por: ocomprador2012
15

1- a

2- b

3- c

4-a

Explicação:

Conferido no Ava

Perguntas similares