• Matéria: História
  • Autor: Rafaconti8927
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 1808 a família real portuguesa fugindo do Cerco napoleônico transferiu-se para o Brasil que de colônia se tornou sede de monarquia e do vice-reino os 13 anos durante os quais da corte percebeu no Rio de Janeiro tivesse grande importância política e econômica e foram seguidos pela declaração da independência do Brasil em 1822
uma das principais características socioeconômicas desse período foi
a) diminuição do fluxo de mercadoria
b) início do ciclo econômico da Borracha
c) abertura dos portos ao comércio exterior
d) elevação do Brasil à condição de protetorado da Inglaterra
e) ampliação das reações baterias como Estados Unidos da América

Respostas

respondido por: winston65
141

Resposta:

c) abertura dos portos ao comércio exterior

respondido por: yohannab26
23

 Um das principais características socioeconômicas desse período foi a abertura dos portos ao comércio exterior. ( alternativa c )

 Dom João ao chegar ao Brasil teve como uma das primeiras medidas tomadas a abertura dos portos as nações amigas, promovendo o rompimento de exclusividade com comércio brasileiro com Portugal.

 Entre os novos comerciantes, havia um destaque, a Inglaterra, tendo como comércio principal os seus produtos industrializados.

 É de suma importância compreender o período anterior a abertura. As tropas Napoleônicas instalaram o Bloqueio Continental, que impedia que qualquer país comercializasse com a Inglaterra.

 Portugal possuía algumas pendências com a Inglaterra, portanto, optou pelo não cumprimento da medida. Essa desobediência ocasionou a invasão francesa e consequentemente a fuga da família real para o Brasil.

Para mais informações sobre essa temática, acesse:

Fuga da família real: https://brainly.com.br/tarefa/29427767

Anexos:
Perguntas similares