Para compreender que o currículo é um texto racialmente orientado, é necessário perceber que nele há um discurso que torna determinadas identidades raciais a referência ideal, enquanto trata outras identidades raciais como exóticas ou como forma do padrão. O currículo é uma narrativa que inclui a questão racial, tanto quando aborda o tema, direta ou indiretamente, quanto quando o silencia. As narrativas presentes no currículo são práticas discursivas importantes e poderosas, que expressam relações de poder e que influenciam naquilo que os estudantes se tornarão como sujeitos sociais.
Considerando as informações apresentadas e os estudos no texto-base sobre a orientação racial do currículo, analise as seguintes afirmativas:
I. A prática de tratar as diferentes etnias como exóticas e folclóricas tem relação com as experiências coloniais, como o racismo e a escravidão.
II. O tratamento da temática étnico-racial de forma indireta e esporádica é exemplo do currículo turístico e contribui para a reprodução de preconceitos e estereótipos.
III. Trabalhar com a temática étnico-racial é que torna o currículo um texto racializado, pois o currículo é um artefato cultural neutro, que não reproduz preconceitos.
IV. O silenciamento da temática étnico-racial também é uma narrativa racial que produz significados.
Está correto o que se afirma em:
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
Todas as práticas que possam transformar diferentes grupos sociais/raciais em algo exótico ou folclorizado, seja por ações inapropriadas ou por práticas de silenciamento, demonstram um currículo com texto racionalizado, que expressa um conjunto de valores e de crenças sobre determinadas pessoas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás