Respostas
Resposta:
a) são triângulos semelhantes pois possuem proporcionalidade entre todos seus respectivos lados, mas como a questão pede que tu não vá pelos cálculos, então vc tem q dizer que atende ao teorema fundamental, que fala que quando uma reta paralela em relação a um dos lados do triângulo é formada e cria um novo triângulo (como é o caso da figura), há semelhança entre eles, no caso da questão há o paralelismo entre DE e BC.
b) 13,2
- Irei enviar em anexo a resolução feita a mão, pq fazer isso aqui no computador é meio demorado xD.
Uma explicação detalhada caso vc tenha dificuldade e dúvidas sobre o assunto:
Lembrete dos passos, primeiro tu separa os triângulos, depois tu encontra os lados que faltam, em seguida vc testa a proporcionalidade, dividindo o lado pelo seu "irmão", se vc pegou o da esquerda de um, ele tem que ser dividido pelo lado esquerdo do outro, se vc pegou a base de um tem que ser dividido pela base do outro e por ai vai, se todas essas divisões derem o mesmo valor quer dizer q seus triângulos são proporcionais, consequentemente eles são semelhantes!!!
Lembrete 2: não misture a ordem da divisão, se você começou dividindo as medidas do triângulo de cima pelas medidas do triângulo de baixo, continue assim, você também pode fazer o inverso, desde que faça isso com TODOS.
Exemplo desse lembrete 2:
Veja teu exercício, ta vendo que o lardo esquerdo do ADE é "AD" né? e que o esquerdo do ABC é "AB"? dai vamos supor que na hora de tu testar proporcionalidade vc acaba colocando AB/AD, então quando tu partir para a proporcionalidade do lado direito do triângulo, OBRIGATORIAMENTE, você vai ter que colocar AC/AE !!! assim como na base do triângulo terá que colocar obrigatoriamente BC/DE.
Botei essa explicação bem detalhada, não é necessário ler, mas é interessante caso vc n tenha pego a vibe do assunto!!
Caso tenha mais dúvidas basta chamar, até mais !!!