O formato institucionalizado de formação docente, consubstanciado nas Escolas Normais, tem início no Brasil na década de 1830. Dentre as principais características da formação docente no país até o final da década de 1860, pode-se afirmar que:
Durante o período assinalado, a profissionalização docente seguiu sendo majoritariamente “artesanal”. As escolas normais criadas sofreram com frequentes interrupções em seu funcionamento.
Alambary Luz, jornalista, inspetor de ensino da Corte e diretor da Escola Normal fluminense, foi um dos principais entusiastas do ensino normal durante o 2º Reinado, em íntimo acordo com seus ideais democráticos e republicanos.
Abrangeu homogeneamente o território nacional, incrementando substancialmente o número de professores, exclusivamente homens, com sólida formação teórica e prática.
O governo central, ao promulgar a Reforma Couto Ferraz, na década de 1850, contribuiu decisivamente para a consolidação do modelo institucionalizado de formação docente no país.
A Escola Normal da Bahia foi a primeira instituição de formação docente do Brasil, criada em 1835.
Respostas
respondido por:
1
A primeira alternativa está correta.
Partindo de uma perspectiva social, vemos que as diretrizes básicas de formação de professores buscam preparar os educadores para exercer suas funções dentro e fora do ambiente escolar.
Uma informação importante sobre o diário de campo, é seu uso como ferramenta de investigação de conteúdos, ou seja, ele poe ser utilizado também para anotar dados recolhidos sobre os alunos, bem como avaliações e atividades extracurriculares.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás