Considerado um dos mais importantes nomes do Renascimento, Erasmo (1466-1536), dedicou especial atenção a educação. Na obra De Pueris (Os meninos) apresenta algumas contribuições para pensarmos a educação e, mais especificamente, a Educação Infantil. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para falsas:
I. Para Erasmo a educação deveria iniciar no aleitamento, sendo que o direito a educação nascia no berço.
II. Para Erasmo as crianças são comparadas as plantas de um jardim e o professor é compreendido como o jardineiro.
III. A educação ocorre por meio do exemplo. Portanto, não adianta exigir da criança um comportamento educado se ela não tiver as referências necessárias.
IV. Os pais deveriam, desde muito cedo, se preocupar com a formação educacional dos filhos. Para tanto recomenda a escolha, pela família, de um pedagogo competente.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, F.
Alternativa 2:
V, F, V, V.
Alternativa 3:
V, V, F, V.
Alternativa 4:
F, V, F, V.
Alternativa 5:
F, F, F, V.
Respostas
Resposta:
Alternativa 02:
V, F, V, V.
Explicação:
Resposta conforme página 26 do livro, além disso, o conceito de jardineiro é de FREDERICO FROEBEL, e encontre-se na página 34 do mesmo.
Espero ter ajudado!
I é verdadeira. Sendo Erasmo um humanista, via na educação a garantia básica para uma integração cidadã, vendo-a como algo fundamental para as sociedades humanas.
II é falsa. Foi Fröbel, o pai da ideia de jardim de infância, que formulou esta ideia (e o fez séculos depois).
III é verdadeira, sendo isto uma "herança" que o humanista Erasmo recebeu dos escolásticos.
IV é verdadeira, algo que reflete uma interpretação da educação como algo da esfera particular, tendo demorado ainda séculos para que surgissem escolas públicas.
É correta a alternativa 2.