• Matéria: Física
  • Autor: evelly96
  • Perguntado 7 anos atrás

Questões de som no cotidiano contemporâneo : Associar diferentes características de sons a grandezas físicas, como frequência de intensidade, para explicar, produzir, avaliar e controlar a emissão de sons por instrumentos musicais e outros sistemas ​

Respostas

respondido por: Anônimo
8

Vamos começar associando com o mais importante em questão de musicalidade, a frequência e o comprimento de onda.

Frequência e Comprimento de onda:

Este dois estão extremamente ligados, se um aumenta o outro diminui, ou seja, falar de um é a mesma coisa que falar do outro, porém invertido.

Assim temos que a frequência ela nos da a definição se o som é agudo ou grave, assim quanto maior a frquência, mais agudo ele é, quanto menor q frequência, mais grave ele é.

A medida que você vai aumentando ou diminuindo a frequência, ele também muda a nota musical que você ouve, pois as notas são exatamente definidas desta forma, se um som é mais agudo ou mais grave que outro, ele define outra nota.

Amplitude:

Amplitude é o que define a altura do som, quanto maior a amplitude da sua onda sonora, maior o o volume que você escuta.

Timbre:

Timbre define como você ouve o som, pois cada onda sonora se desloca com uma velocidade diferente em materiais diferentes, e esta velocidade nunca muda neste material, só muda de um material para outro.

Assim quando você troca de material você troca também o som que escuta, por isso que você escuta sons diferentes de intrumentos diferentes, mesmo eles tocando a mesma musical, pois eles são feitos de materiais e formas diferentes para alterar o timbre do som.

Intensidade:

Intensidade está associado com a frequência e a amplitude, ela basicamente diz o quão forte o som está sendo emitido em determinado espaço, é o que se uso para medir os famoso decibés.

Ela também diz o quão longe um som é capaz de alcançar.

Perguntas similares