3. Leia um techo do romance Oliver Twist, do autor inglês Charles Dickens, publicado pela primeira vez em 1838 e, em seguida, responda as perguntas.
"Na ocasião em que uma criança conseguia existir com uma escassíssima porcão de alimentos, acontecia, oito vezes em dez casos, que a infame criança tinha a maldade de cair doente de frio e de fome ou deixar-se cair no fogo por descuido; então, partia a desgraçada criaturinha para o outro mundo, onde ia encontrar os pais que não conhecera [...]
Fosse como fosse, completava ele [Oliver Twist] 9 anos e estava nesse dia no depósito de carvão com dois companheiros, que receberam com ele uma dose de bofetões e foram metidos no dito depósito, por terem tido a audácia de dizer que estavam com fome [...]''
A) Explique a utilização da ironia no seguinte trecho: "acontecia, oito vezes em dez casos, que a infame criança tinha a maldade de cair doente de frio e de fome ou deixar-se cair no fogo por descuido".
B) Qual é a relação entre o trecho citado e o contexto da Revolução Industrial que você estudou neste capitulo?
C) Atualmente, no Brasil, as crianças estão submetidas as mesmas condições que Oliver Twist? Justifique sua resposta.
GENTE ME AJUDEM!!!!!!!!
Respostas
Resposta:
A) Por causa da fome e maus tratos, era bastante comum que as crianças ficassem doentes e fracas, porém, para os olhares alheios era como se fosse proposital da parte delas.
B) Com a revolução industrial foram criadas as maquinas a vapor e carvão, por isso, precisava de mão de obra barata para recolher a matéria prima das maquinas e usavam o trabalho infantil.
C) Sim, ainda existem lugares onde crianças são exploradas para o trabalho ilegalmente, geralmente relacionado ao trabalho escravo.
A) No trecho destacado do romance Oliver Twist, o autor Charles Dickens utiliza a ironia ao colocar as crianças como culpadas pelas próprias tragédias que sofriam, satirizando o pensamento dos patrões na época.
Trabalho infantil na Revolução Industrial
Durante a Revolução Industrial, as cargas de trabalho eram altas e os salários eram insuficientes para sustentar uma família. Então, para complementar a renda dos pais, ou para buscar o próprio sustento no caso de órfãs como Oliver Twist, as crianças acabavam trabalhando nas indústrias.
Como não havia nenhuma regulamentação, essas crianças estavam expostas a diversos perigos de acidentes trabalhistas, além das condições de miséria que muitas vezes as levavam a morrer de frio ou fome.
B) O romance Oliver Twist se passa no contexto da Segunda Revolução Industrial, no século XIX, e retrata as condições de vida precárias da classe trabalhadora da época.
A crítica social de Charles Dickens
Ao escrever pela perspectiva de uma criança órfã, Charles Dickens critica principalmente a exploração do trabalho infantil, os maus tratos e a marginalização a que as crianças eram submetidas nesse período.
C) Muitas crianças brasileiras ainda são submetidas às mesmas condições de miséria e exploração do trabalho infantil, mesmo com as regulamentações e direitos trabalhistas que não existiam na época de Oliver Twist.
Trabalho infantil no Brasil atual
No Brasil, o trabalho infantil ainda é vivenciado por cerca de 1,7 milhão de crianças e adolescentes, de acordo com a Pnad Contínua 2019. Com a pandemia e o aumento do desemprego formal, pesquisas indicam que esse número esteja aumentando cada vez mais.
Saiba mais sobre trabalho infantil na Revolução Industrial: https://brainly.com.br/tarefa/35116938
#SPJ2