Alguém poderia me responder uma dúvida : a Chuva ácida é formada quando o gás carbônico reage com a água formando ácido carbônico. A pergunta é: quais são as condições necessárias para que ocorra essa reação ? Por que essa reação não ocorre sempre ou em menor quantidade , já que não é sempre que temos chuva ácida ? E se ela ocorre, mas em menor quantidade ... Por que a água que bebemos não é um pouco ácida ?
Respostas
Pergunta: quais são as condições necessárias para que ocorra essa reação?
A chuva ácida não existe só pelo gás carbônico. Outros gases tais como os óxidos ácidos (como SO2, SO3, NOx, etc) também formam a chuva ácida e com mais força de pH do que o CO2.
Não existe uma condição necessária. Desde que tenha água para reagir, o CO2 irá formar ácido e, logo, transformar-se-á, voltando às moléculas primitivas. Lembro vigorosamente na faculdade, na aula de laboratório de química ambiental. Em um dos experimentos tínhamos que assoprar, com um canudo, dentro da água. O eletrodo do pH também ficou imerso na água. Ao assoprar, o pH da água começou a cair, mas logo voltou ao normal. Ao liberar o ar pela boca soltamos CO2, e isto reagiu formando o ácido carbônico. Porém, logo voltou ao normal. Existem condições para concentrar mais o gás, isto é, pressão e temperatura. Se aumentarmos a pressão, aumentaremos a concentração do gás na água, e se diminuirmos a temperatura, os gases ficam mais tempo imersos.
Pergunta: Por que essa reação não ocorre sempre ou em menor quantidade, já que não é sempre que temos chuva ácida?
Lucas, eu não entendi muito está pergunta, mas vou tentar explicar. Se focarmos neste exato momento só no H2CO3, posso dizer que a molécula H2CO3 é muito instável, logo voltando à água e ao dióxido de carbono: H2CO3 H2O + CO2. Então, ela é quase difícil de ser presenciada quando aterrissada à terra, mas ainda pode! A chuva ácida ela ainda existe, porém o seu pH ácido é baixo. Afinal, a atmosfera é composta por 0,03% de CO2, fora as fábricas que poluem a atmosfera, tornando o ambiente propício à chuva ácida, e os raios que reagem o N2 e o O2, produzindo NOx. Tudo isto são fatores para a chuva ácida.
Pergunta: E se ela ocorre, mas em menor quantidade. Por que a água que bebemos não é um pouco ácida?
A ideia do pH=7, causando a neutralidade da solução, é muito teórico. Na prática, a água não tem pH 7. Antes de bebermos, a água passa por diversos tratamentos químicos, físico-químicos e biológicos antes de ir para o consumo. Para o consumo humano, o pH da água tem que estar na faixa de 6 a 9, segundo a portaria 2914 do Ministério da Saúde. Mas, se desconsiderarmos toda esta legalização e tratamento e verificar o pH da água, somente o ácido carbônico não terá muita credibilidade, levando em consideração que ele é instável. Além disso, o íon carbonato, proveniente do ácido carbônico, pode se misturar a outras substâncias, aumentando a dureza da água.