• Matéria: Sociologia
  • Autor: vstachle
  • Perguntado 7 anos atrás

A história da escravidão é uma narrativa de tragédias, conflitos, descaso, preconceitos e injustiças. Ou seja, uma ferida que o Brasil carrega aberta até os dias de hoje. Antes das campanhas abolicionistas na virada do século XIX, os negros já reagiam à escravidão [...] São consideradas manifestações de resistência das populações escravizadas: I. Suicídios e abortos. II. Fugas e rebeliões. III. Lutas e danças. IV. Ressignificação dos santos católicos a partir dos orixás africanos. É correto o que se afirma em I e III. I e II. III e IV. II e IV. I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: Matheusieti
49

III e IV estão corretas.

Partindo de uma perspectiva cultural, diversos traços da cultura Africana estão presentes em nosso cotidiano, e, deste modo, os ritmos, crenças, vestimentas e entendimento da cultura como um todo fazem parte desse mix cultural que abrange o continente Africano e o Brasil. 

Além disso, podemos ressaltar, que as religiões de matrizes Africanas tem o Brasil como o espaço com mais adeptos, fato este que comprova nossa conexão com os povos antigos, principalmente os trazidos para o Brasil como escravos e muito importantes no processo de construção da nossa nação.


anarossini01: está errado... todas as alternativas estão corretas
vbsfalcao: todas as alternativas estão corretas
natmmesquita: está errado, todas estão corretas!!
photogeovanna: RESPOSTA:
I, II, III e IV.

Fugas individuais ou em massa e agressões contra senhores, suicídios e abortos, atividades musicais; lutas e danças, principalmente a capoeira; assim como as comidas e a associação dos orixás com santos católicos eram formas de reação e preservação de vínculos e costumes de origem africana.
respondido por: sabrinemachado83
74

Resposta:

Explicação:

 

A história da escravidão é uma narrativa de tragédias, conflitos, descaso, preconceitos e injustiças. Ou seja, uma ferida que o Brasil carrega aberta até os dias de hoje.

Antes das campanhas abolicionistas na virada do século XIX, os negros já reagiam à escravidão [...]

 

São consideradas manifestações de resistência das populações escravizadas:  

 

I. Suicídios e abortos.

II. Fugas e rebeliões.

III. Lutas e danças.

IV. Ressignificação dos santos católicos a partir dos orixás africanos.

 

É correto o que se afirma em

Resposta Selecionada:  

Incorreta  

I e II.

Resposta Correta:  

Correta  

I, II, III e IV.

Feedback da resposta:  

Resposta Incorreta. Fugas individuais ou em massa e agressões contra senhores, suicídios e abortos, atividades musicais; lutas e danças, principalmente a capoeira; assim como as comidas e a associação dos orixás com santos católicos eram formas de reação e preservação de vínculos e costumes de origem africana.

Perguntas similares