Respostas
Resposta:
São elas que formam as chuvas.
No espaço distante, lá onde estão as estrelas, também existem nuvens. Estas nuvens são formadas principalmente pelos gases hidrogênio e hélio...
Com o passar do tempo estas nuvens vão diminuindo de tamanho porque cada parte dela puxa a outra parte em sua direção. Isto é chamado de “atração gravitacional”. As estrelas existem, no final das contas, por causa da gravidade. A matéria atrai a matéria, e por causa disto as nuvens interestelares acabam por se fragmentar em pedacinhos menores. Cada um deles continuará a se contrair e terminará como uma estrela. Isto acontecerá quando o seu interior se tornar tão quente que a força da gravidade não consiga diminuir ainda mais o seu tamanho. A nossa estrela, o Sol, foi formado desta maneira.
Resposta:
Explicação:
, começo dizendo que do ponto de vista do universo nada é feito para ter um propósito, a serventia das coisas depende de quem pergunta. Para nós humanos, e toda a vida na Terra as estrelas (como o nosso Sol) servem como fonte de calor para aquecer os planetas que orbitam a estrela.
A radiação que o Sol produz aquece o nosso planeta e faz possível que toda a vida exista aqui, sem ele tudo estaria congelado e escuro. Além disso, não esqueça que todos os planetas, e portanto tudo que nele existe, foram criados dos restos da formação da estrela, todos os planetas e objetos do sistema solar juntos não passam de uma sobra de cerca de 1% de toda a massa que forma a nossa estrela, o Sol.
Não esqueça que cada estrela no céu é uma estrela como o nosso Sol, com temperaturas, tamanhos e padrões diferentes, e pelos avanços recentes hoje sabemos que praticamente todas as estrelas tendem a ter um sistema planetário.
ps: Na nossa galáxia, a via láctea, estima-se que tenha cerca de 200 bilhões de estrelas, sendo a grande maioria delas (~80%) estrelas menores e mais frias do que o Sol, chamadas de anã-vermelha (estrelas de classe M). Elas são fonte de energia para planetas próximos a elas, além de que quase todos os elementos que existem na natureza (mais pesados que o hélio) foram originados nas estrelas, tanto durante a vida, quanto na extinção da estrela. Com as estrelas, podemos observar parte da história do nosso universo, apenas olhando para o céu, pois há estrelas, mesmo já estando apagadas, que podemos observar, já que sua luz ainda pode estar percorrendo o espaço sideral. Outra função muito importante das estrelas foi a de referência para localização dos navegadores na época das Grandes Navegações.