Considera-se que, para se compreender a presença social do negro no Brasil, há de se analisar a singularidade de sua cultura. Há, pelo menos, três interpretações distintas sobre a contribuição cultural das populações da África e seus descendentes às sociedades latino-americanas. Considerando as afirmações a seguir, julgue os seguintes itens e assinale a alternativa correta.
I. A cultura africana (com suas adaptações locais) está presente nas sociedades em que foram introduzidos escravos africanos.
II. A cultura levada às colônias pelos africanos foi reelaborada pela escravatura, tendo surgido, em decorrência desse fato, uma cultura própria local.
III. O capitalismo impôs a essas sociedades a cultura heterogênea, desigual e mesmo contraditória cujo sentido é dado pela própria lógica do sistema.
a.
I e II estão corretas.
b.
Apenas a afirmativa I está correta.
c.
Apenas a afirmativa III está correta.
d.
I, II e III estão corretas
Respostas
respondido por:
4
As alternativas I, II e III estão corretas.
Partindo de uma perspectiva cultural, diversos traços da cultura Africana estão presentes em nosso cotidiano, e, deste modo, os ritmos, crenças, vestimentas e entendimento da cultura como um todo fazem parte desse mix cultural que abrange o continente Africano e o Brasil.
As religiões de matrizes Africanas tem o Brasil como o espaço com mais adeptos, fato este que comprova nossa conexão com os povos antigos, principalmente os trazidos para o Brasil como escravos e muito importantes no processo de construção da nossa nação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás