Respostas
Explicação passo-a-passo
Olá.
Para iniciarmos uma equação de 1° grau, vou pegar como exemplo uma para te explicar.
• Lembrando que o X vale 1 (x¹);
• O valor desconhecido também é chamado de incógnita;
→ Nesse exemplo eu fiz 3x+2x=5x, (mesma coisa que 3+2=5) e repeti o sinal de igual, subtrai 8 por 57 que resultou em 49. Agora sempre que tivermos esse modelo (5x=49). Dividimos 49 por 5, mas não precisa necessariamente ser esses números.
ATENÇÃO!
Eu peguei um exemplo de uma equação que tanto o 1° quanto o 2° membro estão certos. Por exemplo, eu só resolvi a conta, não precisei modificar nada.
Nota: 1° primeiro é tudo que fica ANTES da igualdade (que é o sinal de igual) e 2° membro é tudo que fica DEPOIS da igualdade.
Na equação, temos uma regrinha que se a incógnita ficar negativa, (exemplo -x) você tem que multiplicar toda a linha por (-1), assim ela se tornará positiva. E também temos outra: no 1° membro só podem ficar letras, e no 2° membro só podem ficar números. Assim, se algum número estiver no 1° membro, você deve passar ele para o 2° membro invertendo o sinal e vice-versa.
• EXEMPLO EM QUE A INCÓGNITA FICA NEGATIVA
Como pode-se observar, a incógnita ficou negativa, então como eu falei anteriormente multiplicamos toda a linha por (-1). Então o x ficou positivo (porque fez regra de sinal) e o 10 também.
Também percebe-se que, eu repito o 4x pois ele está certo, passo o 5x para o 1° membro invertendo o sinal, coloco o sinal de igual, repito o -7 pois está certo, e passo o +3x para o 2° membro invertendo o sinal.
------------------------
★ Eu sei que na hora é bem complicado de entender, mas eu recomendo você pesquisar vídeos-aulas no YouTube, (tem uns muito bons) e treine alguns exercícios depois :)
→Qualquer dúvida, comente :D