*URGENTE*
Doze anos após ser coroado imperador, D. Pedro II teve que lidar com questões políticas delicadas no cenário internacional, como os conflitos ocorridos na Região Platina. A respeito desse contexto, leia o trecho de texto a seguir:
Mas o vento soprava em outra direção, e a partir de 1851 “os negócios do Prata” constituíram o principal tema da política brasileira. E, se o primeiro conflito na região terminou rapidamente – com o Brasil entrando oficialmente na guerra em 1851 e a capitulação de Rosas acontecendo em fevereiro de 1852 -, o equilíbrio ia se tornando cada vez mais precário. Logo em 1864 estourou a Questão do Uruguai: desde o ano anterior uma guerra civil separava o país entre os adeptos do Partido Colorado, chefiado pelo general Venancio Flores, e os adeptos do Partido Blanco, liderados por Atanasio Aguirre, que assumira a presidência de uma nação dividida entre facções. Brasil e Argentina apoiavam Flores, uma vez que ambos temiam a política expansionista proposta pelos blancos. Mas a questão uruguaia também se encerraria rapidamente. Em 15 de fevereiro de 1865, Aguirre capitulou, e assinou-se novo acordo de paz com o Brasil.
Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos a respeito dos conflitos na Região Platina durante o Segundo Reinado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(A) O governo de D. Pedro II pode ser caracterizado por sua política externa pacífica em relação a outros países da América do Sul.
(B) Na disputa entre o Partido Colorado (formado em sua maioria por comerciantes) e os membros do Partido Blanco (formado em sua maioria por proprietários rurais), o governo brasileiro apoiou o Partido Colorado.
(C) A proibição de navios estrangeiros navegarem pelos rios Uruguai, Paraguai e Paraná, decretada no governo de Rosas, isolou o Paraguai, que não tinha saída para o Oceano Atlântico.
(D) A aliança entre Brasil e Argentina foi firmada por meio do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 1856.
(E) Os conflitos entre Colorados e Blancos ocorreram de forma diplomática e pacífica.
Respostas
respondido por:
38
No ano de 1856 foi celebrado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, entre o Brasil e a Argentina, sendo responsável por garantir a livre navegação no Rio da Prata.
O acordo funcionou como forma de Brasil e Argentina apoiarem os mesmos partidos o Uruguai, que era de suma importância para ambos os países, tendo uma resolução relativamente rápida, finda em 15 de fevereiro de 1865.
A alternativa correta é a D.
respondido por:
66
Resposta:
V,F,V,V,F
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás