De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p.22) – PCN´s – o ensino de Língua Portuguesa resulta de três articulações variáveis:
a) o aluno, que é o sujeito da ação de aprender;
b) os conhecimentos operados nas práticas de linguagem, ou seja, os conhecimentos linguístico-discursivos envolvem as práticas pedagógicas em sala de aula;
c) e a mediação do professor, que faz a intervenção entre o conhecimento e o sujeito, ou seja, é o professor que vai desenvolver a prática educacional visando à aprendizagem do aluno.
Para isso, é imprescindível que o professor trabalhe com atividades em sala de aula que proporcionem o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da produção de textos, sempre tendo em vista as quatro habilidades comunicacionais básicas: falar, ler, ouvir e escrever.
De acordo com o livro da disciplina é possível analisar os avanços que já houve no ensino da Língua Portuguesa? Dentro desse contexto, como o professor pode promover em sala de aula, atividades que promovam o domínio efetivo da linguagem quanto a oralidade, leitura e a produção de texto?
Respostas
Sim, é possível analisar os avanços que já houve no ensino da Língua Portuguesa.
O professor deve atuar para efetivar a prática avaliativa na concepção formativa, unindo a teoria a prática, para que o aluno não aprenda apenas pelo o que ele escutou, mas também pelo o que ele pode validar na prática.
A educação é de extrema importância, uma vez que além de gerar conhecimento, pode - se promover uma sociedade melhor e justa para todos.
Pode - se destacar o papel do professor diante da proposta curricular desenvolvida para atender a educação de jovens e adultos.
Dessa forma, cabe ao professor ensinar de maneira clara e ética, respeitando a individualidade de alunos que já que trazem uma bagagem vivencial grande, com isso, o professor além de levar o conhecimento, trabalha passando valores aos alunos.
Bons estudos!