• Matéria: Geografia
  • Autor: schenriques39sc
  • Perguntado 7 anos atrás

Cidade de São Paulo tem mais de 200 rios O município possui nada menos que 186 bacias hidrográficas catalogadas pela prefeitura, o que representa mais de 200 cursos de água. Há os casos do rio Verde e do Água Preta, que serpenteiam por baixo de bairros da zona oeste. E há muitos tampados por avenidas, como o Saracura (que nasce próximo ao Museu de Arte de São Paulo e à avenida Paulista), o Itororó e o Pacaembu, na região central. "Os rios continuam vivos apesar de estarem tampados e misturados com esgoto", diz o geógrafo Luiz de Campos Jr., um dos criadores da iniciativa Rios e Ruas, que busca os cursos d’água esquecidos pela cidade. Disponível em: . Acesso em 17 jun.2019. Texto II Após meses na periferia, seca já chega a bairros nobres de São Paulo [...] No Jardim Jaraguá, a 20 km ao noroeste de onde Mota trabalha, falta água desde o ano passado. “Só agora os moradores aqui começaram a reclamar do problema." [...] Disponível em:. Acesso em: 17 jun.2019. Do ponto de vista da ação política e considerando os dois textos, uma das causas do racionamento de água em grandes cidades brasileiras consiste na(o)

Respostas

respondido por: brendaisis
4

A ausência de pllanejamento urbano e o processo de urbanização nada voltado para questões ambientais pode ser apresentada como fator de grande influência para o entrave do racionamento observado na atualidade.

Isso porque a presença de rios que se encontram tampados, isto é, fora do alcance da população e de uso da comunidade acabam se tornando obsoletos. Dessa forma, meios de planejamento mais adequadas necessitam ser proporcionados.

Perguntas similares