• Matéria: História
  • Autor: Emy252501
  • Perguntado 7 anos atrás

qual a relação entre Cleópatra, Júlio César e Marco Antônio?

Respostas

respondido por: lyandaferreira
7

Cleópatra, rainha do Egipto e amante de Júlio César e Marco António, suicidou-se em Agosto de 30 a.C. , após  a derrota das suas forças diante de Octávio, futuro primeiro imperador de Roma.  

Cleópatra, nascida em 69 a.C., foi coroada Cleópatra VII após a morte do pai Ptolomeu XII, em 51 a.C. O seu irmão também foi feito rei, Ptolomeu XIII, e os dois governaram o país formalmente como marido e mulher. Cleópatra e Ptolomeu eram membros da dinastia macedónia, que governou o Egipto desde a morte de Alexandre o Grande em 323 a. C. Embora não tivesse sangue egípcio, aprendeu sozinha o idioma local. Para aumentar a sua influência sobre o povo egípcio, foi proclamada filha de Ré, o deus do Sol. Pouco demorou para que os seus irmãos entrassem em disputa e a guerra civil eclodiu em 48 a.C.  

Roma também estava envolta em guerra civil. Quando Cleópatra preparava com um grande exército árabe, o ataque ao irmão, a guerra civil romana estendeu-se  ao Egipto. Pompeu o Grande, derrotado por Júlio César na Grécia, fugiu para o Egipto em busca de consolo, mas foi assassinado pelos agentes de Ptolomeu XIII. César chegou a Alexandria logo depois e, ao encontrar o seu inimigo morto, decidiu restaurar a ordem no Egipto.  

Durante o século precedente, Roma havia exercido crescente controlo sobre o rico reino egípcio. Cleópatra buscou então ganhar o favor de César. Viajou para Alexandria indo ao seu encontro enrolada numa preciosa manta que lhe ofereceu de presente. Cleópatra, bonita e sedutora, envolveu o poderoso líder romano, que acabou por concordar em interceder a seu favor na guerra civil egípcia.  

Em 47 a.C., Ptolomeu XIII foi morto após derrota ante César, Cleópatra assume o poder dual com outro irmão, Ptolomeu XIV. Ela e Júlio César passam semanas juntos. César parte para a Ásia Menor onde proclamou a famosa expressão "Veni, vidi, vici"  depois de sufocar uma rebelião. Em Junho de 47, Cleópatra dá à luz um filho a quem dá o nome de Caesarion, ‘pequeno César’.  

César retorna triunfante a Roma. Cleópatra e Caesarion vão ao seu encontro. Júlio César é assassinado em Março de 44 – “tu quoque, Brute, filii mei!” (Tu também, Brutus, meu filho) - e ela volta ao Egipto. Pouco depois morre Ptolomeu XIV, possivelmente envenenado por Cleópatra. Ela faz do seu filho rei sob o nome de Ptolomeu XV César.  

Com o assassinato de Júlio César é constituído em 43 a. C. um segundo triunvirato formado por Octávio, sobrinho-neto de César; Marco António, um influente general; e Lepidus, estadista romano. Marco António assume a administração das províncias orientais do Império.  

Cleópatra trata de seduzi-lo e em 41 a.C. chega a Tarso numa barcaça, vestida de Vénus, a deusa romana do amor. Bem-sucedida nos seus esforços, Marco António retorna com ela a Alexandria, onde passam o Inverno . Em 40, Marco António regressa a Roma e casa-se com a irmã de Octávio numa tentativa de aproximação a este último . Em 37, António separa-se de Octávia e  encontra-se com Cleópatra na Síria. Ela havia dado à luz gémeos, um filho e uma filha.  

Para celebrar a vitória sobre a Arménia em 34 a. C., Marco António preparou uma triunfal procissão pelas ruas de Alexandria, ele e Cleópatra sentados em tronos dourados. Roma interpretou o espectáculo como sinal de que pretendia entregar o império a mãos estrangeiras.  

Após anos de tensão, Octávio declarou guerra a Marco António e Cleópatra no ano 31 a.C.. Em  Setembro de 31 a. C., a esquadra de Octávio investe contra Actium na Grécia. Depois de pesada batalha,  as tropas de Cleópatra fogem e zarpam para o Egipto com 60 dos seus barcos. Marco António atravessa então as linhas inimigas para ir ao encontro dela. No entanto, as suas forças foram obrigadas a render-se.  

Embora tivessem sofrido uma decisiva derrota, um ano depois Octávio invade Alexandria e impõe nova e dura derrota a António. Cleópatra refugia-se no mausoléu que havia construído para si. Marco António recebe notícia que ela tinha morrido e, desconsolado, apunhala-se com uma espada. Ferido, ouve de mensageiro que Cleópatra ainda vivia. Levado ao retiro dela, acaba por morrer não sem antes pedir-lhe que estabelecesse a paz com Octávio. Quando o triunfante Octávio chegou, ela tentou seduzi-lo mas ele resistiu ao charme.  

Sem perspectivas, Cleópatra comete suicídio, trazendo para junto de si uma áspide, serpente venenosa e símbolo da realeza divina.  

Perguntas similares