Respostas
Resposta:
No conto lido, Machado interrompe a ação narrativa (“Para avaliar a oportunidade dessa carteira...”) e passa a apresentar o personagem protagonista descrevendo seu cotidiano e as dificuldades por que passava. Esse adiamento (suspensão) da ação cria o suspense. O trecho abaixo corresponde ao momento de retorno à ação narrativa:
“Eram cinco horas da tarde. Tinha‑se lembrado de ir a um agiota, mas voltou sem ousar pedir nada. Ao enfiar pela Rua da Assembléia é que viu a carteira no chão, apanhou‑a, meteu no bolso, e foi andando.” Os verbos no pretérito imperfeito (eram, tinha) sinalizam um trecho de orientação narrativa. Os verbos no pretérito perfeito indicam um retorno à ação da narrativa: voltamos ao momento do conto em que Honório encontra a carteira, voltamos ao conflito da narrativa, que vai, finalmente, desenrolar-se.
Explicação: Os temas “fidelidade”, “traição”, “comportamento ético” costumam emergir da leitura desse conto.
Trechos de orientação narrativa ocupam-se da composição do cenário da narrativa e da apresentação de seus personagens. Esses fragmentos costumam reunir importantes informações que orientam os leitores sobre quando e onde acontecem os fatos narrados, sobre quem são e como vivem os personagens envolvidos na trama, antes que os leitores mergulhem nela tomando conhecimento do conflito da narrativa. Os trechos de orientação respondem, portanto, a perguntas sobre o quando, onde, quem e como de uma história e são, normalmente, construídos com o pretérito imperfeito do verb
Explicação:
o nome do texto o galo cantor eu queria responder às perguntas você pode me ajudar