Respostas
Explicação:
Não existem registros que provem se a história de amor mais conhecida do mundo foi real, mas se tem um lugar onde os românticos podem acreditar que sim, esse lugar é Verona, cidade de Romeu e Julieta.
Desde o século 16 a tragédia apaixonada dos dois jovens veroneses é contada em prosas, poemas, pinturas e palcos de todo o mundo.
Romeu e Julieta História - Estatua de Julieta de capuleto
Ritual pra dar sorte
A casa de Julieta Capuleto
O roteiro começa pela Casa de Julieta, a mansão onde a família Capuleto teria morado. Escondida num pátio interno que tem entrada pela Via Cappello, é a atração mais concorrida da cidade.
Na verdade, a estátua no pátio é mais concorrida do que a casa em si. Os turistas fazem fila para tirar foto com a mão no peito de Julieta Capuleto. Dizem que esse ritual dá sorte no amor :)
Romeu e Julieta história - Figurino de Romeu e Julieta
Figurino de Romeu e Julieta
Assim que você entra na casa de Julieta, a muvuca fica para trás. Maior parte da galera não tem paciência para ver a exposição – que, entre poucos móveis e quadros de arte, mostra edições antigas do romance, figurinos e cenários usados no cinema para contar a história de Romeu e Julieta.
Tem também umas telas interativas para ler as “Cartas para Julieta” escritas por gente do mundo inteiro, e você pode escrever a sua ♥
Romeu e Julieta história - Cenario de Romeu e Julieta
Cenário do filme de Zeffirelli
No segundo andar, está a sacada que faz parte do imaginário de qualquer um que já assistiu a uma montagem de Romeu e Julieta, no teatro ou no cinema. Aquela é a varanda tão miudinha onde ela esperava as visitas de Romeu às escondidas!
Este é outro ponto concorrido da visita, e o jeito é revezar com algum amigo para conseguir tirar foto na varanda mostrando a casa :)
O que fazer em Verona: veja outras atrações para o seu roteiro
Romeu e Julieta História - Varanda da Casa de Julieta
A varandinha de Julieta
Antes de ir embora, a galera que gosta de rabiscar lugares turísticos pode procurar um espacinho para fazer um coração com o nome da pessoa amada no corredor que leva de volta ao portão da rua.
As famílias Montecchio e Capuleto
O segundo endereço do itinerário shakespeariano em Verona é a casa da família Montecchio. Desta vez, a gente não pode ver por dentro.
Neste caso, tudo o que se encontra ao chegar na Via Arche Scaligere é uma placa ao lado de um portão medieval, indicando que ali era a casa de Romeu, e uma pedra de mármore com um trechinho da primeira cena da peça de Shakespeare (atualmente toda coberta de rabiscos…).
Romeu e Julieta História - Cartas para Julieta
Cartas para Julieta
Na vida real, as duas casas pertenciam a outros donos, mas foram escolhidas pela província de Verona para materializar os cenários do romance.
O que se sabe é que existia de fato uma família Montecchio na região de Verona no século 13, e que eles tinham mesmo muitas rixas, rivalizando com outras famílias por poder e comércio…
Romeu e Julieta História - Coracoes rabiscados na parede
Corações rabiscados na parede
Já a família Capuleto é um pouco mais difícil de provar, mas pode ter sido uma variação do sobrenome Cappelletti, que também existiu de verdade.
Se esse é o caso, então a Casa de Julieta é até bastante realista no que diz respeito à localização, pois eles viveram exatamente naquela área da cidade.