Respostas
Resposta:
Explicação:
Para compreendermos a “objetividade” do conhecimento de Weber assumimos que a ação
humana é dotada de sentido, ou seja, agimos seguindo valores e ideais, nos quais depositamos
nossa fé e pelos quais estamos dispostos a lutar2. Por isso as aspas, a ação humana não é objetiva
mas subjetiva ao sentido que damos à ela. Assim, para analisar fenômenos, utilizamos elementos
da realidade que tenham sentido para nós frente à singularidade da nossa história. Por adotar
esta postura de subjetividade da “objetividade” do conhecimento, Max Weber vivenciou debates
sobre as ciências da natureza e as ciências do espírito ou humanas.
Para Max Weber, a realidade é infinita e o fenômeno em estudo parte do interesse
específico do pesquisador estabelecendo conexões causais que possibilitam a decifração do
sentido imaginado do sujeito da ação5. Portanto, a “objetividade” do conhecimento é validada
para determinados fins, isto é, parte do interesse do cientista pelo fenômeno influenciado pelo seu
julgamento de valor (seus determinados fins). Portanto a escolha do fenômeno é objetiva, porém
sujeita à valores, o que é abominado pela visão positivista.