Respostas
Resposta:
Artigo
A Declaração de Independência é o documento fundador dos Estados Unidos da América (EUA). O Congresso Continental das colônias britânicas na América do Norte aprovou a declaração no Salão da Independência, na Filadélfia, em 4 de julho de 1776. O documento proclamou que as treze colônias originais dos EUA eram “estados livres e independentes”. Foi o último passo de um longo processo que conduziu as colônias à separação definitiva em relação à Grã-Bretanha.
Independência dos Estados Unidos, Declaração de
Next
Da esquerda para a direita, Benjamin Franklin, John Adams e Thomas Jefferson reunidos em Filadélfia, na Pensilvânia, para revisar o rascunho da Declaração de Independência dos Estados Unidos, em 1776 (pintura de 1932).
Library of Congress, Washington, D.C. (digital file no. 3g09904u)
Na época em que teve início a Guerra de Independência dos Estados Unidos (também chamada de Revolução Americana) contra a Grã-Bretanha, em abril de 1775, os habitantes das colônias americanas, em sua maioria, não buscavam a independência. Eles simplesmente queriam que o governo britânico desse atenção a suas queixas. Mas, com o decorrer da guerra, muitos se tornaram favoráveis à ideia de se libertar do domínio britânico.
Novos motivos para buscar a independência surgiam a todo momento. Em agosto de 1775, o rei George III declarou que os colonos eram rebeldes e contratou tropas estrangeiras para combatê-los. Os britânicos atacaram a costa do Maine e causaram grandes danos à Virgínia. Em janeiro de 1776, Thomas Paine publicou um panfleto intitulado Common sense (Senso comum). O panfleto chamava a atenção para o fato de os moradores das colônias estarem sendo tratados injustamente pelo rei. Foram vendidos muitos exemplares do panfleto, e a proposta de independência foi conquistando mais apoio.
Em 7 de junho, Richard Henry Lee, da Virgínia, pediu ao Congresso Continental que estudasse a possibilidade de declarar a independência em relação à Grã-Bretanha. O Congresso nomeou um comitê de cinco pessoas para redigir a declaração formal. O primeiro rascunho do texto foi escrito por Thomas Jefferson. Algumas modificações foram sugeridas pelos outros membros do comitê: John Adams, Benjamin Franklin, Roger Sherman e Robert R. Livingston.
Em 2 de julho de 1776, o Congresso aceitou a ideia da independência. Nos dois dias seguintes, o teor da declaração foi debatido. Em 4 de julho, a Declaração de Independência foi aceita pelos representantes de doze estados. A delegação de Nova York apoiou-a onze dias mais tarde. A declaração foi publicada primeiramente em jornais e lida em voz alta para multidões reunidas em cidades de todas as colônias. Membros do Congresso assinaram o documento oficial, escrito em pergaminho, em 2 de agosto. O documento apresenta primeiro uma lista de queixas formuladas contra o rei inglês e então traz a declaração de independência propriamente dita.
A "Declaração de Independência" é considerada tipicamente liberal pois estava pautada nos ideais do liberalismo político do pensador inglês John Locke.
Declaração de Independência e o Liberalismo
A independência das 13 Colônias tiveram grande influência dos movimentos iluministas, onde criticavam e contestavam o Antigo Regime.
Sobre essa influência iluminista, fica evidente a adoção às ideias do liberalismo político de John Locke, onde ele irá defender a existência de direitos naturais dos indivíduos. Esses direitos são:
- à vida;
- liberdade;
- propriedade privada.
Quando lemos a "Declaração de Independência" podemos ver nitidamente a influência desses pensamentos, principalmente quando Thomas Jefferson, um dos autores desta declaração, escreve na declaração o seguinte:
- “Todo homem tem direito “à vida, à liberdade e à busca da felicidade”
Saiba mais sobre "Declaração de Independência dos Estados Unidos" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/545840
#SPJ2