Para Piaget, a criança pequena está construindo sua lógica de pensamento, possuindo estruturas e funções cognitivas bastante diferentes dos adultos. Isto significa que a forma como a criança acessa, compreende e interage com o mundo é singular e não pode ser comparada ao mundo do adulto.”. (POTT, 2018:10).
Tomando como referência os estudos de Piaget, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A mente da criança é “aberta as novidades”. A cada novo aprendizado, através de funções cognitivas próprias, a criança constrói novos esquemas mentais.
( ) Um erro frequente dos pais é o de querer “forçar” novas situações. Um destes exemplos é o de colocar a criança já de pé no colo para que ela vá fortalecendo as perninhas para caminhar.
( ) Piaget utilizou dois conceitos fundamentais da biologia para sua teoria: o de esquemas e da adaptação. Da adaptação surtiram dois outros conceitos complementares: assimilação e acomodação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
F – V – F.
b.
V – F – F.
c.
V – F – V.
d.
F – F – V.
e.
V – V – F.
Respostas
Resposta:
V-F-V resposta correta
Explicação:
V – F – V.
Os estudos de Piaget, dentro da temática de Educação Infantil, evidenciam a importância da construção dos esquemas mentais, por conta de novos estímulos, como a ideia de "forçar" novas situações (c. V – F – V.)
Piaget e o Desenvolvimento Infantil
Piaget é considerado como uma das principais referências sobre o desenvolvimento infantil, tendo estudado sobre a questão da mente das crianças.
Nota-se que alguns conceitos biológicos foram considerados, como o de formação de esquemas e adaptação. A adaptação das crianças frente à novos estímulos e situações é surpreendente, de forma que "forçá-las" a estas, torna-se também positivo, principalmente em questões neurológicas, como a ideia de começar a caminhar.
Mais sobre Piaget e Desenvolvimento Infantil: brainly.com.br/tarefa/25186875