1Cada vez mais se faz necessário um trabalho com enfoque globalizador e de integração entre disciplinas para que os estudantes as utilizem como meio e possam responder aos problemas da realidade. Vamos analisar o relato abaixo e responder ao desafio que se segue, buscando relacioná-lo à finalidade da inter-relação entre as disciplinas e à realidade próxima. Os estudantes chegaram alvoroçados na sala de aula numa manhã de quarta-feira. Nessa data eles tiveram aulas de Educação Física, Língua Portuguesa e Matemática. Logo na primeira aula, Educação Física, eles queriam conversar entre eles e até com o professor sobre o campeonato nacional de futebol. Naquela noite haveria um jogo e todos estavam muito ansiosos e preocupados, porque o time tinha grande chance de cair. Queriam que o time ganhasse e conversavam sobre o condicionamento físico dos jogadores. No entanto, o professor ignorou e disse que precisava dar a aula planejada para aquela manhã: apostila com as regras do futebol. Então foram para a sala assistir a aula de Língua Portuguesa e, querendo conversar sobre o assunto, foram logo perguntando à professora: — Professora, a senhora assistiu o jornal ontem à noite? Viu a reportagem da cidade onde nosso time vai jogar hoje? Ela respondeu: — Não. Vamos deixar de conversar sobre reportagens e fazer as atividades do dia. Trouxe o jornal do meio ambiente para lermos. Chegou a hora da aula de Matemática. Pedro ainda estava agitado com o jogo da noite. Então perguntou ao professor: — Professor, o que é 40% de chance? — Chance de quê, Pedro? – perguntou o professor. — De um time perder no jogo de futebol. – respondeu Pedro. — ”Pera” lá rapaz, deixa o jogo de futebol para depois da nossa aula. Conversamos no intervalo. – respondeu o professor. Os estudantes se calaram e não participaram da aula até o fim. Apenas ouviram... ouviram... ouviram... DESAFIO: 1. Por que os estudantes não participaram da aula de Matemática? 2. Você acha que algum dos professores citados dá o enfoque globalizador na sua prática docente? Justifique. 3. O que você sugere a esses professores para que suas práticas sejam mais globalizadoras?
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1. Por que os estudantes não participaram da aula de Matemática?
Porque ficaram intimidados ou decepcionados com a postura do professor.
2. Você acha que algum dos professores citados dá o enfoque globalizador à sua prática docente? Justifique.
Não. Um enfoque globalizador por parte desses professores estaria colocando a disciplina para resolver/analisar problemas da realidade. Ficou evidente que os estudantes queriam interagir com os professores, e estes priorizaram a disciplina no lugar da realidade.
3. O que você sugere a esses professores para que suas práticas sejam mais globalizadoras, e os estudantes criem sentido para o conhecimento matemático?
O professor deveria utilizar métodos globalizadores, pois estes têm como princípio fundamental o estudante ativo e protagonista, bem como um professor contextualizador, problematizador e que orienta e apoia o desenvolvimento dos trabalhos, ajudando a construir uma aprendizagem significativa. Assumindo uma concepção construtivista e um enfoque globalizador, estariam colocando as disciplinas não como um fim em si mesmas, mas sim a serviço da resolução dos problemas da realidade próxima dos alunos, envolvendo-os com o conhecimento escolar e elaborando melhor o seu conhecimento cotidiano.
1. Os alunos não participaram da aula de matemática na situação descrita, pois não se sentiram integrados aos interesses do professor, que se limitou a dar aula, enquanto ignorava seus pedidos acerca de uma conversa sobre o jogo de futebol.
2. Nenhum dos professores citados dá o enfoque globalizador na sua prática docente, já que seus interesses foram apenas de conduzir a aula em respeito aos conteúdos programáticos, demonstrando inflexibilidade e insensibilidade quanto às demandas dos discentes, que deveriam ser exploradas de modo integrado aos conteúdos em estudo.
3. Para que as práticas dos professores sejam mais globalizadoras, é necessário que eles se abram aos pedidos dos alunos, por exemplo, o professor de matemática poderia trabalhar o conceito de porcentagem ao explorar a situação descrita pelo aluno, algo que o deixaria interessado pelos conceitos, ao mesmo tempo em que aprende os conteúdos acadêmicos.
Metodologias globalizadoras na educação
Dissociar a realidade do aluno dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula é desvalorizar seus contextos sociais, portanto, para que o ensino acadêmico tenha sentido real é preciso que a escola trabalhe as demandas estudantis.
Mais sobre as práticas educativas globalizadoras: https://brainly.com.br/tarefa/24164434