O método Lancaster foi utilizado na América Latina nos primeiros tempos de república, para ajudar a remediar a escassez de mestres. O professor titular escolhia um aluno como monitor – o mais adiantado – para apoiar os demais, cuja finalidade era ter um só mestre dirigindo uma escola com um número considerável de alunos.
RÁTIVA, Marlén. Método Lancaster no Brasil e na Colômbia. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 05, n. 09, p. 96-103, jul./dez. 2013.
Com posse das informações acima e de seus conhecimentos sobre a história da Didática no Brasil, assinale a alternativa que corresponde também ao nome do método citado.
Alternativas
Alternativa 1:
Ensino individual.
Alternativa 2:
Ensino intuitivo.
Alternativa 3:
Ensino misto.
Alternativa 4:
Ensino parcial.
Alternativa 5:
Ensino mútuo.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 5:
Ensino mútuo
Explicação:
O método Lancaster, também conhecido como Ensino Mútuo ou Monitorial, teve como objetivo ensinar um maior número de alunos, usando pouco recurso, em pouco tempo e com qualidade. Foi criado por Joseph Lancaster, quaker inglês, influenciado pelo trabalho do pastor anglicano Andrew Bell. Contudo, Lancaster amparou seu método no ensino oral da repetição e memorização, pois acreditava que esta dinâmica inibia a preguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela quietude. Nesta metodologia não se esperava que os alunos tivessem “originalidade ou elucubração intelectual” na atividade pedagógica, mas disciplinarização mental e física[1].
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 5 - Ensino mutuo.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás