No intuito de aperfeiçoar o modelo que visava o tratamento e a cura de doenças, o Sistema Único de Saúde (SUS) aprimorou o modelo de saúde para que, as ações se voltassem a promoção da saúde. Essa ação abriu as portas para a intervenção do profissional bacharel em Educação Física na área da saúde pública. TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando o exposto acima e o material da disciplina, analise as afirmações: I. O bacharel em Educação Física é um dos profissionais que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). II. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um tipo de programa público que visa prevenir doenças, melhorando assim, a saúde pública. III. O bacharel em Educação Física atuante na saúde pública deve intervir profissionalmente de forma geral e ampliada, enfocando sobre os aspectos biológicos dos pacientes pois os mesmos se encontram hospitalizados. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
I e II
Explicação:
Resposta: A alternativas corretas são a I e a II.
Explicação: conforme descreve o livro na página 51, em relação a alternativa I "o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado em 2008, com a perspectiva de unir profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como médicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física [...] (grifo nosso).
Em relação a alternativa II, na mesma página no último parágrafo diz que "Tais programas se destacam, pois, ao organizarem ações estratégicas para a prevenção de doenças, não apresentarem custo elevado [...].
Contudo a alternativa III esta incorreta pois a atuação do NASF é por meio da Unidade Básica de Saúde, nos domicílios dos pacientes. O NASF tem por objetivo tratar o paciente para evitar a necessidade de internação com métodos de prevenção promoção e educação em saúde, não atuando na atividade intra hospitalar.