As formigas, principalmente as cortadeiras, apresentam uma sofisticada rede de comunicações, dentre as quais a química, baseada na transmissão de sinais por meio de substâncias voláteis, chamadas feromônios, variáveis em decomposição, de acordo com a espécie. O feromônio de alarme é empregado, principalmente, na orientação de ataque ao inimigo, sendo constituído, em maior proporção, pela 4-metil-heptan-3-ona, além de outros componentes secundários já identificados, tais como: heptan-2-ona, octan-3-ona, octan-3-ol e 4-metil-heptan-3-ol.
a) Quais os grupos funcionais presentes na estrutura de heptan-2-ona e do octan-3-ol, respectivamente?
b) Quais as funções orgânicas representadas pelos compostos 4-metil-heptan-3-ona e 4-metil-heptan-3-ol, respectivamente?
Respostas
A) Carbonila e Hidroxila (acompanhe desenvolvimento abaixo)
B) Cetona e Álcool.
Vamos aos dados/resoluções:
Sabemos que os isômeros se definem como substâncias diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular, mas se diferem em alguns aspectos e a Isômeria plana aborda os isômeros através do estudo de suas fórmulas estruturais planas.
Algumas características dos mesmos são:
Mostram grupos que pertencem a funções orgânicas diferentes;
Apresentam cadeias carbônicas diferentes (saturada ou insaturada, homogênea ou heterogênea, normal ou ramificada, aberta ou fechada);
E também apresentam certos componentes (como ligações duplas ou triplas, ramificações ou grupos funcionais) em diferentes posições;
Com isso em mente, então podemos resolver a questão:
a) Na heptan-3-ona, que pertence à função cetona, está presente o grupo carbonila; e no octan-3-ol, que pertence à função álcool, está presente a hidroxila.
b) São Cetona e álcool, respectivamente.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
A) Cetona e Alcool
Explicação: