• Matéria: Português
  • Autor: jontozzi
  • Perguntado 7 anos atrás

Prova Online
“Sem família e sem pátria – nascido na Polônia e naturalizado brasileiro – Samuel Rawet sentia-se, como mesmo declarava e retratava em seus personagens, um vagabundo, um errante, e toda a sua obra, ficcional e ensaística, é uma procura de identidade. Homem culto, como o foi Guimarães Rosa, espírito superior e universalista, do porte de um Jorge Luís Borges e de um Samuel Beckett, exilado num país de fachada dúbia e primária.”

(BRASIL, A. Prefácio. In. RAWET, S. Contos do imigrante.2ª ed. S.P.: Ediouro, 197. p.10.)

QUESTÃO 6
Esse texto fala sobre Samuel Rawet, que publicou Contos de imigrante em 1956, na mesma época que Guimarães Rosa de Grande sertão: veredas. Segundo Assis Brasil, esses autores têm em comum

A)
a busca da identidade.
B)
a condição de imigrante.
C)
o aperfeiçoamento formal.
D)
o caráter universal.

Respostas

respondido por: brendaisis
9

A)  a busca da identidade.

E a busca por tal identidade é realizada por intermédio do contato com diversas realidades, culturas nacionais, para que o entendimento acerca do mundo m que vive fosse cada vez mais verídico.

É nesse raciocínio que João Guimarães Rosa criou Grande sertão: Veredas, uma narrativa que apresenta experiências da vida, juntamente com experiências de texto, representando por isso grande desafio literário ao leitor.

Perguntas similares