“Por todos os lugares barricadas enormes, possantes, muito aproximadas. Os bulevares juncados de árvores tombadas em todas as direções. Estas inumeráveis fortificações interiores elevadas num momento confundem de surpresa. Uma aglomeração armada corria as ruas à solta; todos tinham um aspecto animado, mas sem sinais de desordem. Houve um extremo cuidado em evitar que o povo cometesse qualquer tipo de pilhagem, ou de se apossar de algo, a não ser de alguns vinhos da realeza. Chegou-se mesmo a fuzilar vários indivíduos que carregavam objetos consigo. (…)
Domingo, 1o de Agosto – Paris está em um estado inacreditável. Uma revolução de consequências imensas, uma revolução completa do Estado e, ao cabo de três ou quatro dias, uma tranquilidade uma segurança completas! É um milagre! Sim, é um milagre!”
A passagem acima, relato de uma testemunha ocular de um dos importantes momentos da história do século XIX, relata os acontecimentos da:
Alternativas:
a)
Revolução Industrial.
b)
Revolução de Julho de 1830.
c)
Revolução Burguesa.
d)
Guerra de Independência Norte-Americana.
e)
Revolução Francesa.
4)
“Marx denuncia a ordem existente com recurso não a ideais, mas à história. Ele a denuncia, em geral, não por injusta ou infeliz, ou produto da malignidade ou loucura humanas, mas como o efeito das leis de desenvolvimento social que tornam inevitável que, em certo estágio da história, uma classe, em busca de seus interesses mediante graus variados de racionalidade, venha despojar e explorar outra, provocando assim a repressão e o enfraquecimento dos homens. Os opressores são ameaçados com deliberada retribuição por parte das vítimas, mas com a destruição inevitável que a história (sob a forma de atividade enraizada nos interesses de um grupo social antagônico) reserva para eles, na condição de uma classe que já desempenhou sua tarefa social e está por isso condenada a desaparecer em breve no palco dos acontecimentos humanos.”
A passagem acima faz referência a uma importante contribuição intelectual desse período. Assinale a alternativa que melhor descreve essa contribuição e o posicionamento de seu autor:
Alternativas:
a)
Trata-se da defesa da liberdade econômica explorada por Karl Marx em seus escritos da década de 1770, e que orienta o debate liberal em economia no século XIX. Marx, um dos primeiros grandes nomes do liberalismo radical, entende a história a partir da necessidade de enfrentamento entre liberais e as antiquadas amarras políticas e econômicas do Antigo Regime.
b)
Trata-se do princípio da população explorada por Karl Marx em seus escritos da década de 1830, e que serve de base para a reflexão em Economia Política. Marx, um dos primeiros grandes nomes do liberalismo, entende a história como resultado das tensões entre produção de meios de subsistência e crescimento populacional.
c)
Trata-se da teoria da história explorada por Karl Marx em seus escritos da década de 1840, marco fundador do anarcocomunismo. Marx, um dos primeiros grandes nomes do anarquismo, entende a história como o enfrentamento entre forças autoritárias, conservadoras, e as pulsões pela rejeição ou transformação da ordem.
d)
Trata-se da concepção de história explorada por Karl Marx em seus escritos da década de 1840, e que serve de base para trabalhos posteriores. Marx, um dos primeiros grandes nomes do cooperativismo, entende a história como articulação dos trabalhadores em sociedades de interesse mútuo, opostas às fábricas convencionais.
e)
Trata-se da teoria da história explorada por Karl Marx em seus escritos da década de 1840, e que serve de base para trabalhos posteriores. Marx, um dos primeiros grandes nomes do comunismo, entende a história como luta de classes e defende que a superação do capitalismo só se daria com a vitória do proletariado sobre a burguesia.
5)
“As revoluções de 1848, portanto, possuem uma curiosa relação com o conteúdo deste livro. Não fosse sua ocorrência e o medo de sua recorrência, a história da Europa nos 25 anos seguintes teria sido muito diferente. Mil oitocentos e quarenta e oito estava bem longe de ser 'o ponto crítico quando a Europa falhou em mudar'. A Europa não conseguiu mudar de uma forma revolucionária. Já que tal não ocorreu, o ano das revoluções permanece sozinho, uma abertura mas não a ópera principal, um portal cujo estilo arquitetônico não leva a esperar o que se encontra após atravessá-lo.”
Qual dos países a seguir foi cenário das revoluções de 1848 ou de seus desdobramentos?
Alternativas:
a)
Inglaterra.
b)
França.
c)
Alemanha.
d)
Itália.
e)
Grécia.
Anônimo:
alguém sabe a resposta correta
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
3-B 4-E 5-B
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás