Tanto a Escrituração Contábil quando a Escrituração Fiscal são utilizadas para registrar as movimentações de uma empresa, porém, enquanto a primeira registra informações que influenciam o patrimônio, a segunda evidencia os direitos e obrigações com os fiscos municipal, estadual e federal. Elaborada pela professora, 2019. Sobre essas escriturações, analise as afirmativas: I. O livro diário registra as movimentações do dia a dia das empresas, já o LALUR demonstra as informações de adições, exclusões e a base de cálculo do IR e da CSLL. II. Além dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, os livros fiscais são: para registro de inventário, para registro de entradas (compras), para registro permanente de estoque, de Apuração do Lucro Real - LALUR e de Movimentação de Combustíveis. III. O Livro Razão precisa, obrigatoriamente ser registrado em órgão competente, não sendo permitido a sua apresentação por meio digital, a sua escrituração deverá ser de forma geral, não obedecendo nenhuma ordem cronológica. Já o Registro do Inventário pode ser entregue por meio digital, pelo SPED Fiscal. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta: Alternativa 3: I e II, apenas. (PGS 58,63,71 e 81 do livro.)
Explicação: I. O livro diário registra as movimentações do dia a dia das empresas, já o LALUR demonstra as informações de adições, exclusões e a base de cálculo do IR e da CSLL.
CORRETA PG 58 do livro. No livro Diário, como o próprio nome sugere, temos o registro dia a dia de todas as operações relativas à empresa.
CORRETA PG 71 do livro. O Livro de Apuração do Lucro Real, como o nome sugere, é o livro fiscal utilizado pelas empresas para apurarem o Lucro Líquido do Exercício, com adições e exclusões que permitam obter o Lucro Real
CORRETA PG 81 do livro. Integram a base de cálculo do IR e da CSLL (por meio do e-Lalur e do e-Lacs).
II. Além dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, os livros fiscais são: para registro de inventário, para registro de entradas (compras), para registro permanente de estoque, de Apuração do Lucro Real - LALUR e de Movimentação de Combustíveis.
CORRETA. PG 68 do livro. Art. 260. A pessoa jurídica, além dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, deverá possuir os seguintes livros:
I - para registro de inventário;
II - para registro de entradas (compras);
III - de Apuração do Lucro Real - LALUR;
IV - para registro permanente de estoque, para as pessoas jurídicas que exercerem atividades de compra, venda, incorporação e construção de imóveis, loteamento ou desmembramento de terrenos para venda;
V - de Movimentação de Combustíveis, a ser escriturado diariamente pelo posto revendedor (BRASIL, 1999, grifo nosso).
III. O Livro Razão precisa, obrigatoriamente ser registrado em órgão competente, não sendo permitido a sua apresentação por meio digital, a sua escrituração deverá ser de forma geral, não obedecendo nenhuma ordem cronológica. Já o Registro do Inventário pode ser entregue por meio digital, pelo SPED Fiscal.
ERRADA. PG 63 do livro. § 1º A escrituração deverá ser individualizada, obedecendo à ordem cronológica das operações.
§ 2º A não manutenção do livro de que trata este artigo, nas condições determinadas, implicará o arbitramento do lucro da pessoa jurídica (Lei nº 8.218, de 1991, art. 14, parágrafo único, e Lei n º 8.383, de 1991, art. 62).
§ 3º Estão dispensados de registro ou autenticação o Livro Razão ou fichas de que trata este artigo (BRASIL, 1999, grifo nosso).
Resposta:
Alternativa 3: I e II, apenas.
Explicação: