As instituições participativas existentes no Brasil permitem inferir que são múltiplas as possibilidades de envolvimento dos cidadãos com a política. Dentre elas encontram-se os conselhos gestores de políticas, que foram abordados de maneira detalhada no estudo de caso desta disciplina, baseado na dissertação de Moreira (2018).
MOREIRA, Liége Torresan. O retrato brasileiro da qualidade da representação política dos conselhos gestores municipais de assistência social (2010-2016). 90 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2018.
Tendo em vista o conteúdo complementar disponibilizado no material da disciplina, analise os indicadores abaixo que estão relacionados à capacidade de publicização dos conselhos:
I. Gênero dos conselheiros.
II. Calendário de reuniões disponível à população.
III. Alternância na presidência.
IV. Publicação de deliberações em Diário Oficial.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
6
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas uma pequena parte da população brasileira leva em consideração as publicações de liberações em diário oficial, porém, fatores como a alternância de presidência e a disponibilidade para reuniões com a população são importante.
Outro dado importante é a expressiva atuação feminina nos conselhos gestores municipais de assistência social, a grande parte das eleições nesses conselhos são vencidas por mulheres.
Espero ter ajudado!
FilipeBeloni:
Aula estudo de caso 23min e 20seg
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás