Respostas
Constantemente vejo pessoas vomitando que "pela tal lei da termodinâmica, um sistema tende a desordem, então como o universo está organizado?". Gostaria de desmistificar essa ideia aqui.
Eles, os que vivem falando em termodinâmica, mal conhecem seu real significado e nem sabem o que é energia livre de Gibbs e entalpia. Quem estuda ciência com seriedade, sabe que não é "desordem" difundida no senso comum. Irei pegar uma reação de adição para explicar.
1 A + 1 B --------> 1 C
Neste caso simples, 2 mols de reagentes geram apenas 1 mol de produto, logo a entropia AUMENTA. Numa reação de decomposição, a entropia DIMINUI (isso se o número de mols dos reagentes é menor que o dos produtos).
Quem tem noção de física básica sabe que, em um sistema fechado, a entropia, logo a desordem, tende a aumentar. Ora, a expansão de matéria inicial não foi uma desordem? Indo mais além, para quem já estudou a Teoria de Oparin e analisou os testes de Urey-Miller, não seria a aleatoriedade desordenada que, misturando vários compostos na presença de descargas elétricas, tornou-se sistema gerador da primeira forma de vida?
PS.: por favor, não venham me dizer que de explosão não surge nada. Antes de sequer pensarem nisso, levem em consideração bilhões de anos e processos de formação de novos átomos como a nucleossíntese.
Dica geral: estudem. Muito.
Opinem.